Em celebração à Semana Santa, centenas de pessoas foram na noite da sexta-feira (7/4), conferir o primeiro espetáculo “A Paixão de Cristo”, realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), na Praça de Eventos Nery Nunes (Tudão), em Vila de Abrantes.
A peça encantou a população. Foi o que destacou a dona de casa Ângela Rodrigues de Jesus, que aproveitou a oportunidade para conferir, juntamente com a família, o evento na localidade onde mora. “Achei muito linda e uma iniciativa bacana para promover a paz. Foi emocionante”, enfatizou.
Com execução artística da Associação Cultural Fanfarra Municipal Popular de Abrantes (FAMPA), a montagem envolveu cerca de 60 profissionais da comunidade, entre elenco, narração, produção e direção. O espetáculo remontou as 12 horas finais da vida de Jesus Cristo, começando com a narração da tentação na montanha, e seguindo com a Santa Eucarística, na Ceia Pascal, passando por vários momentos até a ressurreição.
Para a secretária da Cultura, Márcia Tude, a realização fomenta e reaviva uma tradição de Vila de Abrantes. “É uma celebração antiga desta comunidade, e agora, com o patrocínio da Secult, pudemos resgatá-la. Uma oportunidade de questionarmos o real significado da Páscoa, que é a ressurreição de Jesus Cristo. Não podemos esquecer os ensinamentos d’Ele, em amar e respeitar o próximo, ter compaixão e esperança”, afirmou a gestora.
Diretor geral e de texto do espetáculo, Marcos Santana contou sobre o processo de construção da peça “A Paixão de Cristo”. “Foi desafiador e nos exigiu bastante empenho, mas, graças a Deus, deu tudo certo, e nesta noite pudemos ver o resultado e mostrá-lo à população”, destacou.
A direção de texto também é assinada por Fabio Umburana; coreografia de cenas por Karem dos Santos e Nalanda Pereira; e auxiliar de direção, Ruth Marinho. A apresentação também contou com a participação do grupo de dança Mix Dance e do Grupo da Câmara da FAMPA, com regência de Genivaldo Almeida, acompanhado pela cantora Tamires Umburana.
Foto: Arquivo