A Última Live é um projeto em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), que com características altamente interativas une apresentações do solo O Último Capítulo e bate-papos com psicoterapeutas e voluntários do CVV. A temporada conta ainda com duas sessões nas duas últimas quartas-feiras de março – 24 e 31, às 20h, e integram as atividades do mês do circo e artes teatrais, conjunto aos festejos de 15 anos do coletivo cênico.
Na terceira noite de apresentações (24) da virtualização adaptada com atuação de Danilo Cairo, o bate-papo que tem mediação de Danilo Cairo e tem a contribuição da psicóloga Luana Lima, que utiliza o fundo cômico da trama para aprofundar entendimentos sobre “A juventude e a expressão do mal estar na atualidade”. No mesmo encontro, o psicoterapeuta Rocha Júnior atenta profissionalmente sobre as relações inter e intrapessoais em “Vida: do virtual ao real – Estudo, Trabalho e Afetos”.
No dia 31 de março, última noite desta temporada, o diálogo centraliza discussões conscientes sobre estados de luto, redes familiares e consciência emocional. Para os momentos de bate-papos ocorrerá a condução dos profissionais; Tita Matos em “Luto e Família: preconceitos, entendimentos e perspectivas” e Carlos Linhares em “Entre a consciência de finitude e a ilusão de eternidade: a eficácia do processo de luto”.
A live cênica, a ser exibida no canal oficial do grupo TOCA (https://www.youtube.com/channel/UCbR7ei5yHcMLCVbUmm8nrww), narra a tragicômica história de Matias Deodato, um estudante de direito que planeja dar um fim à sua vida ao vivo, transmitindo em suas redes sociais emblemáticas reflexões sobre o sentido da vida enquanto passeia entre os cômodos da casa em que cresceu.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.