Espetáculo circense “Clássicas”, da Fulanas Cia de Circo, em curta temporada dias 01, 07, 08 e 16 de fevereiro

As apresentações ocorrem nos Polos Boca de Brasa de Valéria, Subúrbio, Cajazeiras e Sesi Casa Branca, respectivamente, e integra a programação da segunda edição do Curto Circuito das Artes | Foto – Gabrielle Guido

Numa releitura das entradas e reprises clássicas da palhaçaria, recheado com números de circo e brincadeiras com a plateia, a Fulanas Cia de Circo irá circular em fevereiro pela capital baiana com o espetáculo “Clássicas”, aportando nos Polos Boca de Brasa de Valéria (01), Subúrbio 360° (07), Cajazeiras (08) e Centro Cultural Sesi Casa Branca (16), sempre às 16h – exceto Subúrbio 360, que ocorrerá às 15h. Voltado para todas as idades, gêneros e classes sociais, a obra de palhaçaria e variedades circenses será apresentada gratuitamente, sessões com acessibilidade em Libras e integra a programação da segunda edição do Curto Circuito das Artes.

O Curto Circuito das Artes, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal, chega aos espaços culturais de Salvador entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, com uma programação vibrante e diversificada. Com o objetivo de dinamizar a cena cultural da cidade, o evento traz espetáculos, exposições e residências artísticas que promovem inclusão, diversidade e acesso à cultura. A iniciativa promete envolver e inspirar o público de todas as idades, fortalecendo a conexão com as artes de maneira autêntica e transformadora.

Com orientação dramatúrgica da multiartista e diretora do Centro de Memória do Circo (SP), Verônica Tamaoki, e direção cênica do artista e palhaço João Lima, o espetáculo é uma homenagem ao circo e aos clássicos da palhaçaria. As palhaças Kerolzene, Striknina e Piu-piu, vividas pelas atrizes circenses Luana Tamaoki Serrat, Nana Porto e Nina Porto, revezam entre si, os palhaços Augusto, o Branco e o Mestre de Cena. 

Sob o intrínseco olhar feminino, durante o espetáculo as atrizes se divertem em grandes trapalhadas e experimentam mudanças sensíveis no ser e agir dos tipos de palhaços. Luana Tamaoki Serrat, Nana Porto e Nina Porto, que integram a Fulanas Cia de Circo, são artistas residentes do Circo e da Companhia Picolino, e ambas têm cerca de 30 anos de carreira, tendo participado de diversos espetáculos de circo que excursionaram pelo Brasil e pela Europa. Vale pontuar que, essa temporada marca a estreia de Nana Porto como Palhaça e ela substitui a atriz Carol Guedes, que integra o elenco original da obra.

Oficina

Além da temporada de “Clássicas”, a Fulanas Cia de Circo irá ministrar a “Oficina Circense – Experimentos Acrobáticos para Mulheres”, nos dias 06 e 07 de fevereiro, a partir das 09h30, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°. Totalmente gratuita, a atividade tem 20 vagas e envolve exploração do movimento, flexibilidade, força e consciência corporal. 

Serão apresentadas técnicas acrobáticas – solo, em duplas e grupos. Experimentos de corpos coletivos em movimentos, pirâmides humanas, e brincadeiras circenses, serão o eixo central deste encontro. Mães podem trazer suas duplas/filhos, para experimentarem as acrobacias em dupla. As inscrições podem ser realizadas no perfil do Instagram @fulanas_circo. 

Circuito das Artes – realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e pela Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal, promove a ocupação em diversos espaços culturais de Salvador entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, com uma programação vibrante e diversificada. Com o objetivo de dinamizar a cena cultural da cidade, o evento traz espetáculos, exposições e residências artísticas que promovem inclusão, diversidade e acesso à cultura. A iniciativa promete envolver e inspirar o público de todas as idades, fortalecendo a conexão com as artes de maneira autêntica e transformadora.

Fotos – crédito Gabrielle Guido