Esposa de deputado e PMs são presos em operação contra crime organizado na Bahia

Mayana Cerqueira, esposa do deputado estadual da Bahia Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (Patriota), foi presa preventivamente hoje durante a ‘Operação Hybris’. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) divulgou a informação. A operação é um desdobramento da ‘Operação El Patron’, que investiga uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada em Feira de Santana e cidades próximas.

Além da prisão de Mayana Cerqueira, foram realizados 17 mandados de busca e apreensão, incluindo cinco policiais militares. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 4 milhões das contas bancárias dos investigados e a suspensão das funções públicas dos PMs, por ordem da 1º Vara Criminal de Feira de Santana. Segundo o MP, os policiais seriam responsáveis pela segurança das atividades do grupo e por ocultar a propriedade de bens.

Binho Galinha, apontado como líder da organização criminosa, já havia sido alvo de busca e apreensão e bloqueio de bens durante a operação ‘El Patrón’, em dezembro de 2023. Cerca de 200 policiais federais e estaduais participaram da operação de hoje, que também contou com a colaboração de 13 auditores-fiscais, analistas tributários da Receita Federal e promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) baiano.