Mayana Cerqueira, esposa do deputado estadual da Bahia Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (Patriota), foi presa preventivamente hoje durante a ‘Operação Hybris’. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) divulgou a informação. A operação é um desdobramento da ‘Operação El Patron’, que investiga uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada em Feira de Santana e cidades próximas.
Além da prisão de Mayana Cerqueira, foram realizados 17 mandados de busca e apreensão, incluindo cinco policiais militares. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 4 milhões das contas bancárias dos investigados e a suspensão das funções públicas dos PMs, por ordem da 1º Vara Criminal de Feira de Santana. Segundo o MP, os policiais seriam responsáveis pela segurança das atividades do grupo e por ocultar a propriedade de bens.
Binho Galinha, apontado como líder da organização criminosa, já havia sido alvo de busca e apreensão e bloqueio de bens durante a operação ‘El Patrón’, em dezembro de 2023. Cerca de 200 policiais federais e estaduais participaram da operação de hoje, que também contou com a colaboração de 13 auditores-fiscais, analistas tributários da Receita Federal e promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) baiano.