Morena Torres se tornou referência na luta nacional pelos direitos dos estudantes
A estudante baiana, Morena Torres, foi eleita nesta segunda-feira (8) vice-presidente nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). A escolha da jovem de 17 anos é resultado da sua atuação no movimento estudantil de Salvador e da Bahia. Morena já foi presidente de grêmio estudantil, diretora do Movimentos Sociais da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES) e do núcleo de mulheres da União Estadual dos e das Estudantes (UEES) Bahia.
“É um orgulho representar a Bahia e ver nosso estado mais uma vez ocupar um dos principais cargos nacionais da UBES. Esta conquista é reflexo da luta coletiva de uma militância aguerrida, à qual estaremos à altura da tarefa e sempre na luta pela educação pública, gratuita, de qualidade e emancipadora”, afirmou Morena Torres.
O nome da estudante foi apresentado pelo coletivo nacional ParaTodos da juventude do PT, mulher jovem, bissexual, oriunda da escola pública e forjada desde cedo na luta social, aprendendo dos seus pais, uma cientista social e diretor de teatro.
Morena, que já tem uma trajetória em defesa da democracia e por direitos, participou ativamente das mobilizações contra o governo Bolsonaro, na luta contra a implementação do novo ensino médio e no combate à LGBTfobia, machismo, racismo, entre outras formas de opressões, dentro e fora do ambiente escolar.
O ex-líder do movimento estudantil, representante secundarista, que compoes o Diretório Central dos Estudantes – DCE da UFBA e chegando a direção da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ademário Costa, parabenizou a indicação da estudante. “É uma grande conquista e diz muito sobre a força do movimento estudantil de Salvador e da Bahia. Estamos orgulhosos e seguros que muito será feito com Morena Torres na direção da UBES”, declarou.
A posse da nova diretoria da UBES está marcada para os próximos dias. Morena Torres já se prepara para uma agenda intensa de mobilizações e atividades com os e as estudantes da Bahia e do Brasil.