Nesta sexta, 27, o Parque Shopping da Bahia, em Lauro de Freitas, receberá a Expo Favela Innovation, a maior feira de negócios dedicada a empreendedores e startups das favelas, comunidades e periferia. Com o patrocínio do Banco do Nordeste, a edição baiana atrai empreendedores e iniciativas de negócios com o objetivo de gerar visibilidade e potencializar a economia criativa de moradores das favelas e comunidades do estado.
Durante os dois dias de eventos, haverá palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, shows, desfiles e iniciativas criadas por moradores das favelas. Com estande para atendimento ao público e apresentação dos produtos, o programa de microcrédito urbano do Banco do Nordeste, o Crediamigo, estará no evento.
De acordo com o gerente regional do Crediamigo Salvador, Tedson Neiva, a exposição é uma oportunidade para se aproximar de um público que nem sempre tem acesso às melhores condições bancárias e, com isso, a valorização das pessoas e diversidade, que é uma das diretrizes do Banco do Nordeste, se fortalece ainda mais.
A organização do evento é realizada pelo Projeto Social e Cultural Resgaty, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão o apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. A ONG atua no Subúrbio Ferroviário de Salvador e é parceira da Central Única das Favelas desde 2021. De acordo com os organizadores, a expectativa é alcançar cerca de três mil visitantes por dia.
Com o lema “juntando a favela e o asfalto”, a Expo Favela Innovation na Bahia propõe a participação de empreendedores das favelas, periferias e comunidades: quilombola, ribeirinha, agricultura familiar e tradicional (indígenas e ciganos), com a promoção de mentorias, networking para os participantes, palestras sobre empreendedorismo e competição entre os empreendedores para levar os que se destacam à edição nacional em São Paulo.