Feira Agroecológica de Sento-Sé completa quatro anos de funcionamento com programação especial de aniversário

Implantada com a finalidade de incentivar a agricultura familiar e a produção agrícola sem a utilização de insumos químicos, a Feira Agroecológica de Sento-Sé completou quatro anos de funcionamento nesta sexta-feira (28). Para celebrar a data a feira recebeu uma programação especial, que contou com uma animada Roda de São Gonçalo, comandada por Antônio da viola e o grupo de Arte, Cultura e Comunicação da comunidade de Andorinha, proporcionando muita animação a todos os participantes e feirantes.

“A agricultura familiar é um foco constante da gestão Ana Passos, trabalhamos diariamente com ações voltadas para o fomento deste importante setor, e apoiar a realização da Feira Agroecológica demonstra claramente isso. São quatro anos de existência com muitas conquistas e avanços. A feira sobreviveu a uma pandemia e segue em constante evolução e sendo referência não só para Sento-Sé, mas também para vários outros municípios da região e todo estado da Bahia. Afirmou o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá.

A Feira instituída pela Rede Mulher, com apoio da Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, funciona todas as sextas-feiras, na Av. Raul Alves, e tem sido utilizada por agricultoras como Clea Pereira do Nascimento, moradora da comunidade de Itapera, que cultiva a terra há mais de 20 anos e participa da feira desde o início.

“Comecei aqui vendendo lanche para sair de uma depressão, e hoje comercializo batata, acerola, banana, couve, coentro, tomate cereja, bolo, pão de queijo, salgados variados, tudo produzido por minha família, e já tenho duas certificações. Não consigo me ver fora da feira, é através dela que vendo o que produzo   tenho uma renda extra”, afirmou Clea com alegria.

O vereador e cirurgião dentista José Cláudio de Oliveira Santos, popularmente conhecido como Dr. Cláudio, é um dos clientes assíduos da feira, e fez questão de destacar a importância da mesma para a população. “A feira é uma oportunidade para o agricultor poder escoar a sua produção, isso é importante demais, enriquece a economia do município e pra mim é uma felicidade poder ter um produto limpo, que eu sei que vai favorecer a saúde da minha família”, assinalou Dr. Cláudio.

Jaciara Ladislau integra a Rede Mulher e é uma das idealizadoras da feira, para ela a avaliação desses quatro anos é bastante positiva. “Ao longo desses quatro anos tivemos um crescimento expressivo, iniciamos comercializando cerca de 20 produtos, hoje são mais de 90. A feira também incentivou os agricultores a investir na produção de produtos nunca produzidos na região, a exemplo do pepino, uva e figo, tudo agroecológico e sem veneno. São quatro anos de grandes conquistas como as certificações, entre outros avanços que nos dão motivos para comemorar mais um ano de existência”, declarou Jaciara.

A Feira – teve sua primeira edição realizada no dia 28 de julho de 2019, conta com cerca de 20 feirantes e comercializa 12 toneladas de alimentos ao ano, contabilizando uma arrecadação aproximada de R$ 170 mil. 

Participaram também da edição comemorativa ao aniversário da Feira Agroecológica, os alunos do Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé.