O movimento segue intenso no Terminal Marítimo de Bom Despacho. Passageiros que fizeram a travessia para passar o feriado da Semana Santa na Ilha de Itaparica relatam mais de 14 horas de espera para embarcar no ferry boat em direção a Salvador. As reclamações incluíam também a ausência da embarcação que deveria ter saído às 6 horas desta segunda-feira.
A Internacional Travessia (IT), empresa responsável pelo transporte, informou que duas embarcações tiveram tubulações da rede de esgoto entupidas por vândalos e foi necessário retirar os ferries de circulação para desobstrução do equipamento.
As chuvas que caem em Salvador desde o último sábado também impactaram no operaçaõ de retorno do feriado. As condições climáticas têm exigido mais esforços das embarcações, o que amplia o tempo de duração das travessias.
Na tarde de domingo (17), a fila de pedestres se estendeu durante o terminal de Bom Despacho e gerou protesto em uma das portarias de acesso. Motoristas que aguardavam na fila também se queixaram da falta de organização.
“Muitas pessoas furando fila, ninguém para orientar, cambista vendendo bilhete de R$ 30 e pessoas sendo lesadas porque compraram bilhete que compraram e não passou”, disse uma passageira ao site G1.
Em nota, a IT informou que não existe superlotação nas embarcações e os veículos e pedestres são liberados para embarque de acordo com a capacidade de cada ferry. Segundo a empresa, além dos horários regulares, viagens extras são feitas com cinco ferries e conta com segurança privada para coibir a ação de cambistas nos terminais.