Festas juninas: cuidados com a piscina no período festivo

Com a chegada das festas juninas, torna-se importante cuidar também das piscinas. Condomínios, residências ou estabelecimentos, como hotéis e pousadas, precisam adotar medidas de prevenção contra quedas ou sujeiras.

Caso seja realizada alguma festa à beira ou próxima da piscina com a família, a primeira medida a ser tomada é proteger o acesso à água. Duas opções são as mais indicadas: a utilização de cerca de proteção ou capa de proteção. 

“É uma medida para evitar a queda de crianças, idosos e também dos animais de estimação. Já que o clima é festivo e as pessoas estão mais distraídas, é perfeito para evitar incidentes e possivelmente ferimentos. Por isso a recomendação do uso desses dispositivos”, explica o arquiteto Sérgio Ferreira.

Por conta do período de festividade, inevitavelmente também caem líquidos como bebidas alcoólicas e também alimentos, pólvoras e objetos. Para esse caso duas ações são as mais indicadas: o uso de peneira para os itens maiores e filtro para os menores.

“Caso a sujeira permaneça no fundo das piscinas, a orientação é recorrer ao uso de um aspirador ou escovação do revestimento”, completa Sérgio.

Por fim, caso o clima esteja bom e toda a festividade inclua a piscina como elemento importante, a indicação é ter já elaborado um planejamento de limpeza para o equipamento após a festa. O uso do cloro, sulfato de alumínio e barrilha são aliados importantes para melhorar os parâmetros da água. 

“A piscina é um equipamento aliado das pessoas. Servem para qualquer ocasião, inclusive para festejar no período junino. Não há restrição para o seu uso ou não uso durante o período. Entretanto, exige cuidados. Basta seguir”, finaliza Sérgio Ferreira.

Sobre Sérgio Ferreira

Com mais de 40 anos de experiência, Sérgio Ferreira é um profissional especialista em arquitetura de lazer, com grande bagagem de conhecimento teórico e prático de piscinas.

De forma simultânea, Sérgio Ferreira atua em áreas gourmet e outros espaços de interação social. Ao longo de quatro décadas de atuação, o profissional já atuou em cidades da Bahia e Sergipe, desenvolvendo projetos únicos, personalizados e modernos, dialogando com as grandes tendências do mundo da arquitetura