Festejos de São João animam a Costa de Camaçari

Muita animação e arrasta-pé tomou conta da Costa de Camaçari nesta sexta-feira (23/6), véspera de São João. Com festa nas localidades de Vila de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe, Canto dos Pássaros e Monte Gordo, moradores e turistas puderam aproveitar os festejos juninos. A descentralização da festa tem como objetivo contemplar um maior número de pessoas e localidades, e fomentar a economia local, beneficiando os trabalhadores informais que ganham uma renda extra para contribuir com a manutenção da família.

Em Vila de Abrantes, a banda camaçariense Lambadeiros do Forró, com mais de 30 anos de estrada, deu início à festa, colocando a galera para dançar e lotando a Praça da Matriz. Para o cantor Wellington, é uma honra cantar em Abrantes. “É muito bom ver a galera sacudindo a poeira. Vamos trazer muito forró pé de serra, xote e piseiro”, afirmou. 

Ali pertinho, em Jauá, o clima familiar tomou conta do São João, e quem aproveitou muito foi a moradora de Salvador, Tairine Varjão, 32 anos, que também levou o filho Enzo Victor, 6 anos, para curtir a festa. “Eu estou achando ótimo, aqui está bem espaçoso, dá para gente curtir, se divertir e dançar muito, além disso, meu filho está amando tudo”. 

Ainda no clima familiar, o casal Verena Carvalho e Marcos Antônio, falaram da importância do São joão acontecer também em Jauá. “É uma iniciativa muito boa, porque nós moradores de Jauá também queremos nos sentir parte da festa, ver a bandas de perto, ter o sentimento de pertencimento”, disse Verena. Informação que foi corroborada pelo seu marido.

Distante 12 quilômetros de Jauá, Arembepe também teve o seu festejo junino. E quem abrilhantou a festa foi a cantora Nadja Meirelles, que lotou a praça Salustiano Santiago de Souza (antiga praça das amendoeiras). Muito emocionada, a cantora disse estar muito feliz em cantar na localidade. “Arembepe é minha praia, é muito gostoso sentir o carinho do público, e eu vou trazer raízes do sertão com muita influência de Luiz Gonzaga e Elba Ramalho”, ressaltou.

Quem estava muito feliz foi a vendedora de batata frita, Naiane de Jesus, que aproveitou o evento para garantir um dinheiro extra. “As vendas para mim estão ótimas, eu estou vendendo tudo, isso é uma ajuda de custo para mim. A minha batata está por R$10, e está saindo como água, só tenho a agradecer”, afirmou.

Outra localidade em que os moradores puderam arrastar a chinela foi Monte Gordo. Em clima típico do interior, crianças, adultos e idosos se juntaram na Praça Conselheiro Rafael Vieira para aproveitar a festa em homenagem ao santo junino, e dançar ao som de Edmundo e Edmilson. A vendedora Vera, que estava com a sua barraca de drinks, disse que estava conseguindo vender muito. “A venda está maravilhosa, eu sempre coloco a minha barraca, e o pessoal está comprando”. 

Para um dos coordenadores de eventos da Prefeitura de Camaçari, Júnior Barlley, expandir os festejos juninos foi um anseio da população, que foi acatada pela gestão. “A festa na sede e na costa abrange toda a população. Além disso, nós priorizamos os artistas locais, que são 80% da grade, e a resposta que estamos tendo é muito positiva. E  ainda temos mais um dia de festa pela frente”, afirmou.

Os festejos da costa também acontecem no sábado (24/6), dia de São João. Veja programação completa:

Vila de Abrantes
19h – Time Love
20h30 – Bruno Almeida
22h – Lucas Freitas
0h – Weligton Pacheco

Areias
19h – Dali Zabumba
20h30 – Celebridade 10
22h – Mikael Santos
0h – Brasilian Boys

Jauá
19h – Coração do Nordeste 
20h30 – Forró Manhoso
22h –  Júnior Bahia

Arembepe 
19h –  banda Tô In Casa 
20h30 – Nilson Santos
22h –  Rege FX
0h – grupo Virado no 70

Monte Gordo
20h –   Tony Oliveira
22h –   Kina Rodrigues
0h –  Diogo e Lana

Canto dos Pássaros – Barra do Jacuípe
19h – Xaxado de Chinela
20h30 – Jane Som
22h – David Macedo