Segundo dia de evento, neste sábado (11), reunirá chefs e padre no Santo Antônio Além do Carmo
O festival Som do Sabor, que acontecerá neste fim de semana, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, promoverá três oficinas gastronômicas no sábado (11), das 9h às 12h, no pátio da paróquia que leva o nome do bairro. Entre elas, destaca-se a que abordará gastronomia e religião. Denominada ‘Fé e Sabor’, ela será ministrada pelo chef Pedro Meireles, do Fira Restaurante, e pelo padre Jailson Santos, pároco do referido templo. Para participar das oficinas — que, assim como todo o festival, são gratuitas —, é necessário se inscrever por meio do site https://forms.gle/qWMHAxb3HK6hg672A. As vagas são limitadas a 40 pessoas.
Segundo o padre Jailson, o objetivo de sua participação é ajudar a mostrar a relação entre a gastronomia e a religião. “Praticamente, todas as religiões envolvem comidas em seus cultos”, explicou o padre. Num segundo momento, o público será convidado a refletir sobre a capacidade humana de criar sabores. “A culinária é a arte de suscitar felicidade na vida das pessoas, e, por isso, eu considero que comer é também uma experiência espiritual.”
A oficina trará ainda o preparo de um prato do chef Pedro Meireles: a croqueta de rabada com aioli de pimenta doce. “Estou ansioso para contar um pouco sobre a minha história e apresentar à culinária regional formas de aprimorar um prato tão tradicional como a rabada”, disse o chef.
À frente da cozinha do Fira Restaurante, na capital baiana, ele aprendeu o que sabe nos Estados Unidos, onde esteve em 2016. Lá, passou pelo restaurante Atera, localizado em Nova Iorque e dono de duas 2 estrelas do Guia Michelin — uma das principais classificações do setor —, e pelo Loring Place. entre outros. Retornou à Bahia em 2022, para trabalhar no Manga Restaurante, também na capital.
Mais oficinas
O público inscrito poderá assistir ainda às oficinas dos chefs Kaywa Hilton, do Boia Restaurante e do Maré Praia do Forte, e Peu Mesquita, do Lafayette e Vona.
Em sua oficina, Kaywa irá preparar smashs de barriga de atum e umami barbecue, que, assim como outros pratos seus, une a paixão pelo mar à aplicação de técnicas em produtos locais. Nascido em Minas Gerais e criado na Bahia, ele morou na França por sete anos, onde estudou Gastronomia e trabalhou em restaurantes renomados de Paris, como La Grand Cascade e Le Pré Catelan. Em 2020, participou do programa Mestre do Sabor, da TV Globo, e, em 2021, foi jurado do Ilha do Sabor, do GNT.
Para sua participação no evento, o prato pensado por Peu foi casquinha de siri com farofa de maracujá. Atualmente responsável pelas iguarias dos restaurantes Lafayette e Vona, ele é formado pelo Instituto Italiano de Culinária e já passou por restaurantes como DOM (São Paulo), Piazza Duomo (Itália), Manga e Amado (Salvador).
Outros atrativos
Além das oficinas de gastronomia, o Som do Sabor terá, todos os dias, a partir das 16h, shows de artistas da nova cena musical alternativa e de diversos gêneros, desde o rap até o neo soul, como a banda Àttooxxá, a cantora Melly e as bandas Afrocidade e Sambaiana. Haverá ainda batalhas de slam e MCs e de dança urbana, com premiação para os respectivos dois melhores colocados.
Ao longo de todo o festival, haverá grafitagem ao vivo, com os artistas Ananda Santana (Srt.as), Dimak e Nikol Carvalho e direito a participação do público. A fim de garantir energia para curtir cada atrativo do evento, uma praça de alimentação colocará à venda comidas de rua típicas, como acarajé, beiju, cachorro-quente, pastel, coxinha e hambúrguer.
Confira a programação completa
Sexta (10): no primeiro dia, predominam o rap e o hip-hop. A programação será aberta por Aurea Semiséria, que convida Suh. Em seguida, sobe ao palco Zé Atunbí, ex-vocalista do Afrocidade. Depois, Yan Cloud convida Nininha. Após esse último show, haverá um intervalo de uma hora, devido a uma missa que será realizada na paróquia local. Na sequência, Melly encerra a noite.
Sábado (11): o segundo dia de música será aberto pelo pagotrap de Guedez, seguido por Ravi Lobo, que tem como convidada Bel4triz; depois, Tiri convida Márcia Castro. Em seguida, haverá uma pausa nos shows, para que aconteçam as batalhas de dança urbana. Na sequência, a banda Afrocidade fecha as apresentações.
Domingo (12): o terceiro e último dia começa com as batalhas de MCs. Depois, é a vez da banda Àttooxxá. Para encerrar bem o festival, muito samba, com os grupos Suco de Bahia e Sambaiana.
O projeto tem patrocínio da Coca-Cola e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).
SERVIÇO
O quê: oficinas de gastronomia do festival Som do Sabor
Quando: 11 de janeiro (sábado), das 9h às 12h
Onde: pátio da Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo
Quanto: gratuitas, com inscrições pelo site https://forms.gle/qWMHAxb3HK6hg672A (40 vagas)
…
Mais informações: instagram.com/somdosabor2025