Começa nesta segunda(17) a I Jornada do Patrimônio Cultural, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o tema “Resistência e memórias na contemporaneidade”. O objetivo do projeto é recuperar o valor e a importância dos bens culturais da cidade, além de sensibilizar a população através de ações. Seguindo as adaptações do setor cultural, o evento será totalmente on-line e contará com oficinas, palestras, e visitações virtuais.
Com duração de três dias, a jornada é organizada pela Diretoria de Patrimônio e Humanidades e da Gerência de Patrimônio Cultural, sendo totalmente gratuito. As atividades serão distribuídas entre o Instaram da FGM (@f gmoficial), canal do Youtube, Webinar, e outras plataformas, as orientações serão divulgadas na página do Instagram.
Para participar dos cursos, é necessário se inscrever enviando e-mail até as 18h da segunda (17) para jornadadopatrimoniofgm @ gmail. com, contendo nome completo, idade e bairro. No dia seguinte, os inscritos receberão no e-mail o link para acesso à sala virtual. O evento também vai disponibilizar certificado de quatro horas para os inscritos, desde que cumpram no mínimo 75% do curso.
“O patrimônio cultural é o que define uma fisionomia, a identidade de um povo. Reforçar a sua importância e democratizar as formas de acesso à ele faz parte da política cultural da FGM. A jornada é uma excelente oportunidade de debater pontos importantes e ampliar a visão deste tema que cada vez ganha mais relevância no contexto cultural e artístico de Salvador”, destaca com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.
Programação:
Segunda-feira (17)
8h – abertura com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro;
9h – mesa de conversa sobre “Patrimônio cultural: ressignificando o conceito e os monumentos”. Estarão presentes a historiadora Magnair Barbosa, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pablo Barrozo, entre outros;
14h – Mesa-show de conversa pra falar de “Patrimônio e musicalidades na cidade de Salvador”, que vai contar com Alobened, Márcia Freire e Márcia Short;
19h – bate-papo no instagram da FGM com o fotógrafo Paulo Telles.
Terça-feira (18)
9h – Mesa de conversa sobre “Cultura popular e diversidade”, com a historiadora Alessandra Carvalho; com o mestre Balão, fundador do CTE Capoeiragem; e com Tote Gira, filósofo, músico e compositor;
11h – Mini-curso sobre “Patrimônio arqueológico na cidade de Salvador”, com Raílson Cotias;
14h – Mesa de conversa com o tema: “Patrimônio é…poesia contemporânea e as batalhas de slam”, com Paulo Vendaval e Capirrota;
16h – Mini-curso sobre “Patrimônio e acervos documentais”. com Ricardo Santana. E também a Exposição Virtual de Paulo Teles.
Quarta-feira (19)
9h – Mesa de conversa “Patrimônio religioso”, com o professor Álvaro Dantas, Luiz Freire e Francisco Assis Portugal;
11h – Segunda parte do Mini-curso sobre “Patrimônio arqueológico na cidade de Salvador”;
14h – Mesa de conversa sobre “Patrimônio e tecnologias”, com Luciana Martins, Louti Bahia e Eric Castro;
16h – Segunda parte do Mini-curso de “Patrimônio e acervos”, Exposição Virtual de Paulo Teles e lançamento da cartilha “Patrimônio Cultural”.
Foto: Divulgação/ Secom