Fim de ano: como desintoxicar o organismo após excessos em confraternizações

Hidratar o corpo e dar preferência a pratos com alimentos leves são medidas simples que ajudam a equilibrar o organismo  

Festas, encontros, confraternizações com família, amigos e colegas de trabalho, regados a momentos de descontração e felicidade. E neste clima, comida e bebida costumam ser consumidas com fartura e, em alguns casos, em excesso. A moderação é a melhor aliada para aproveitarmos as festividades sem pagar um preço alto depois.

Nas festas, geralmente, é servida uma grande variedade de pratos ricos em açúcares e gorduras e a vontade de provar de tudo pode nos levar a comer mais do que deveríamos. Quando isso acontece, o sistema digestivo fica sobrecarregado e as dores abdominais, má digestão, azia e outros desconfortos podem ocorrer, atrapalhando não só a celebração como o funcionamento correto do corpo.

Mas como evitar que a ressaca e o mal-estar digestivo façam companhia na lembrança do dia seguinte? A médica gastroenterologista do Hospital Mater Dei Salvador, Natália Pires, explica que “festas de final de ano são tradicionalmente fartas de alimentos um pouco mais ricos em gorduras, doces, além do excesso de bebidas alcoólicas. Não devemos deixar de aproveitar estes momentos, mas algumas medidas podem ajudar a impedir o arrependimento de ter exagerado nessas ocasiões, como: Aumentar a ingestão hídrica antes e após as festas, consumir alimentos leves durante o dia – tentar fazer um jantar leve antes de ir para as festas para evitar consumo exagerado na ceia, e moderar no consumo de bebida alcoólica, que retardam esvaziamento gástrico”, diz.

No entanto, se ainda assim não for possível resistir, medidas reparadoras podem contribuir para restabelecer o corpo à rotina. Para tanto, a especialista orienta que aumentar a hidratação antes e após as festas, tentar não pular refeições e dar preferência a pratos com alimentos mais leves, são medidas simples, que ajudam o organismo nestes períodos de festas.

Para quem acredita que vale uma dieta detox frequentemente, de modo a limpar o corpo e voltar a cometer excessos, a médica alerta que “o detox deve sempre ser orientado por profissional de saúde, sobretudo em caso de comorbidades. A realização aleatória pode inclusive trazer sintomas de “rebote” devido a tendência a exagerar nos momentos de dieta liberada”.

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

Somos uma rede de saúde completa, com 42 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Foto: Freepik