Fortes chuvas atingem Salvador na manhã deste domingo

As chuvas que ocorrem em Salvador manhã deste domingo (23/01) são resultantes da formação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), ocasionando em alguns bairro de Salvador acumulados de chuvas que chegaram a 50,2mm em seis horas, segundo dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

O VCAN é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, podendo acarretar preciptações.

Entre as ocorrências resultantes do intenso volume de chuvas, foi regisrtrado um deslizamento de terra na Av. Aliomar Baleeiro, sentido Av. 29 de Março, que atingiu uma das pistas. A Seman e a Transalvador já se encontram com equipes no local. Até às 09h30, a Codesal havia registrado nove solicitações referentes a ameaça de deslizamento (01), árvore ameaçando cair (01), desabamento de muro (04), deslizamento de terra (01), infiltração (01) e poste ameaçando cair (01).

Os maiores acumulados de chuvas em seis horas (atualizado às 09h30) foram registrados em Nova Esperança (50,2mm), CAB (47,4mm), Cajazeiras VIII (46,4mm), Nova Brasília (43,4 mm) e São Cristovão (41 mm).

“Temos equipes de plantão 24 horas prontas para atender as demandas da população feita pelo 199, referentes a ocorrências resultantes das chuvas”, informa o coordenador de contingências da Codesal, Francisco Costa Júnior.”

*Previsão*

A previsão é de que as chuvas devem persisir com intensidade fraca a moderada até a próxima quarta-feira (26/01). Haverá uma redução na quinta-feira, mas a probabilidade é de que, até dia 30/01, as chuvas continuem por conta dos ventos úmidos vindos do oceano.

*Plantão*

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins