A agricultura familiar da Bahia vem conquistando novos mercados e ganhando cada vez mais espaço na alimentação dos baianos. Em Salvador, já é possível encontrar, em diversos pontos da cidade, uma variedade de produtos, como carne de bode, chocolates, cervejas, castanhas, tudo produzido por agricultores familiares da Bahia.
Dessa vez, quem ganhou as prateleiras dos supermercados da capital foram as frutas desidratadas da Cooperativa de Pequenos Produtores de Abacaxi (Coopaita), localizada no município de Itaberaba, Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu. Abacaxi, banana e jaca desidratadas podem ser encontradas nos supermercados da rede Walmart, na região do Iguatemi e nos bairros do Jardim Armação, Pituba e Chame-Chame.
A Coopaita é uma das cooperativas baianas da agricultura familiar que vêm recebendo apoio do Governo do Estado para o acesso a mercado, por meio do edital Alianças Produtivas, do projeto Bahia Produtiva. Está sendo investido R$ 1,3 milhão em máquinas e equipamentos, construção de um galpão para a instalação de um Peck House de frutas, sistema de energia solar e cisternas.
O gerente comercial da Coopaita, Éder Cerqueira, destaca que, com o acesso ao mercado, é possível alcançar novos consumidores e assim melhorar a renda do trabalho rural, valorizando a produção. “Todo esse trabalho é feito através de um planejamento estratégico, apoiando a produção no campo e intermediando para que seus produtos cheguem ao mercado consumidor. O apoio do Governo do Estado está sendo fundamental para o nosso crescimento”, afirma.
A dona de casa Eliade Barbosa está contente por encontrar alimentos produzidos na Bahia no supermercado de Salvador e garante os produtos da Coopaita na compra do mês. “Quase não encontramos a produção de baianos nas grandes redes. É importante ver produtos como esse aqui, gerando mais empregos e renda para o interior. É realmente muito importante estar mostrando nossa raiz”.
Bahia Produtiva
O Bahia Produtiva é um projeto executado por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de acordo de empréstimo com Banco Mundial.