O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), David Schmidt, visitou nesta semana o Distrito de Irrigação de Formoso (DIF), em Bom Jesus da Lapa (BA), região considerada um polo produtor de banana.
No projeto do Perímetro Irrigado de Formoso, implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em 1988, está prevista uma área de cerca de 12 mil hectares com agricultura irrigada. Até o momento, 9 mil hectares estão ocupados, principalmente com plantação de banana. A área é abastecida pelo rio Corrente, que faz parte da bacia hidrográfica do rio São Francisco.
“É um projeto consolidado e muito interessante, que gera emprego e renda aos agricultores e contribui com o desenvolvimento socioeconômico de toda a região”, afirmou o David Schmidt.
Durante a visita, foram levantados os principais gargalos enfrentados pelos produtores do Perímetro Irrigado de Formoso, como o elevado custo da energia elétrica, que impacta diretamente os custos da irrigação. “Precisamos buscar soluções para resolver esses problemas e potencializar os resultados que já são alcançados para contribuir na garantia da segurança alimentar”, disse Schmidt.
O presidente da Comissão Nacional de Irrigação esteve acompanhado do gerente executivo do DIF, Enderson José, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Ervino Kogler, e de representantes de associações de frutas do oeste baiano.
Fonte:CNA / Foto: Codevasf/Divulgação