Geolocalização de propriedades rurais será tema de palestra para produtores em Sento-Sé na próxima segunda (28)

Com o objetivo de mobilizar os produtores rurais de Sento-Sé a fazerem a geolocalização de suas terras para tornar a Bahia um dos estados do Nordeste a ser Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria Comércio e Pesca, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vão realizar na próxima segunda-feira (28), um Seminário, na Câmara de Vereadores, às 19h.

“A gestão Ana Passos sempre trabalha em parceria com o governo do estado, por meio da mais diversas secretarias, e na próxima semana estaremos recebendo aqui as equipes da Adab, o superintendente da SDA, para alinharmos diversas ações com foco no desenvolvimento da agricultura no nosso município”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Indústria Comércio e Pesca, Sandro Jatobá.

O técnico em fiscalização agropecuária e educador sanitário da Adab, Nourivaldo Cruz, vem realizando o trabalho de mediação das geolocalizações de propriedades rurais em todo o estado e destaca que o seminário tem como finalidade orientar os produtores sobre como realizar a geolocalização de forma prática e rápida utilizando apenas o celular. “Nosso foco será apresentar aos produtores os trabalhos que realizamos através da Adab, e principalmente a importância do cadastro rural e a geolocalização das propriedades rurais para construção de políticas públicas mais eficazes como a extinção da vacinação contra febre aftosa na Bahia, uma vez que o estado não apresenta casos”, explica Nourivaldo.

Importância da geolocalização 

Para a Bahia se tornar Zona Livre de Aftosa Sem Vacinação vai precisar do apoio e mobilização dos produtores na realização do cadastro de geolocalização de propriedades rurais. A medida é uma das exigências do Ministério da Agricultura e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para suspender a obrigatoriedade da vacina contra a doença em território baiano, diminuindo o custo da produção agropecuária, já que o criador não vai gastar com a aquisição de doses, e possibilitar uma base de sustentação a um serviço de defesa sanitária mais ágil e eficiente. 

Atualmente existem 395.983 propriedades ativas que constam animais nas propriedades rurais cadastradas na ADAB, com um total de 340.206 propriedades com geolocalizações representando 85.91%. Restam 55.775 propriedades para registro de geolocalização na base cadastral da ADAB e Sento Sé é o segundo município com maior quantidade de propriedades sem geolocalização onde de 5.101 propriedades, constam 1.800 propriedades sem geolocalização e são estas que a ADAB em parceria com a Prefeitura de Sento-Sé, Sindicato, Câmara e demais órgãos buscam com a mobilização alcançar.