Ações estratégicas para o desenvolvimento do turismo de Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador, e o fortalecimento do seu Turismo Étnico-afro e Cultural , estiveram em pauta durante a reunião ocorrida nesta segunda-feira (12), entre os secretários do Turismo do Estado, Fausto Franco, e o de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas, André Pereira.
Na ocasião, os gestores discutiram o potencial do município que possui história e cultura, além do segmento de sol e mar encontrado nas praias de Ipitanga, Buraquinho e Vilas do Atlântico. O gestor municipal, André Pereira, destacou que Lauro de Freitas possui quilombo, aldeia de índio, sem contar o forte apelo das religiões de matriz africana.
A turismóloga Fernanda Aragão reforçou dizendo que o município possui 384 terreiros catalogados, entre umbanda e candomblé, com festas tradicionais, que podem ser locais de visitação turística. Para isso, a ideia é reunir todos esses espaços em uma plataforma digital informando data e hora de funcionamento para facilitar o acesso dos turistas que têm interesse na cultura afro.
O secretário Fausto Franco já agendou uma visita para conhecer o Centro de Cultura Afro e outros atrativos para ver como a Setur poderá apoiar ações que fomentem o turismo do município. Ele orientou sobre o registro dos empreendimentos no Cadastur, lembrando aos gestores que este ano é o período da revalidação dos destinos no mapa brasileiro do turismo, que faz uma série de exigências, entre elas o registro no Cadastur.