Ginástica Laboral promove bem-estar e prevenção de lesões aos colaboradores do Hospital Regional de Juazeiro

Com a chegada do primeiro semestre de 2023, novas ações de humanização foram implementadas no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Uma delas é a ginástica laboral, atividade que está sendo desenvolvida semanalmente para os colaboradores do complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O projeto tem como objetivo promover bem-estar, integração entre os trabalhadores e saúde através da prevenção de lesões.


Organizado pelo setor de Fisioterapia, em parceria com a equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão de Humanização, o projeto disponibiliza sessões de ginástica com orientação profissional de maneira fixa. Em todas as terças e quintas-feiras, colaboradores do HRJ se reúnem para as sessões, que acontecem em diferentes horários durante a manhã. A atividade também é realizada in loco para os trabalhadores que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).


A ginástica laboral é composta por uma série de exercícios de curta duração que desenvolve técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros e de respiração. De acordo com o fisioterapeuta Cleiton Ferreira, que atua no HRJ e conduz as sessões, através destas atividades são trabalhadas a percepção corporal, ajuste de postura e alívio muscular. “São benefícios que vão desde a diminuição de desconfortos gerados pelo esforço físico até o fortalecimento de laços entre os colaboradores durante as interações em grupo”, explica.


Membro do setor de Almoxarifado, no Hospital Regional de Juazeiro, o colaborador Carlos Eduardo relata os efeitos positivos da ginástica na execução das atividades laborais. “Eu trabalho com caixas e materiais pesados, e esses exercícios têm melhorado muito as minhas atividades. Junto às cintas ergonômicas, que usamos para prevenir lesões, isso tem proporcionado muito mais conforto”, afirma ao comentar, também, sobre os equipamentos de proteção disponibilizados aos profissionais.


Além do bem-estar físico e a integração entre os colaboradores, o projeto possui o objetivo de conscientizar os profissionais sobre o cuidado com a saúde, é o que afirma a técnica em Segurança do Trabalho, Taylla Bispo. “Quando nos sentimos bem, dispostos e conseguimos amenizar o estresse, a nossa realização de atividades ocorre de forma mais equilibrada, mais prudente, mais responsável e os resultados se tornam bem-sucedidos”, relata.