O governo intensificou os diálogos com as autoridades chinesas para tentar reverter a suspensão das exportações de carnes de frigoríficos brasileiros devido ao registro de casos da Covid-19. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, conversou nesta quarta, 1º, com o embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, por videoconferência.
A ministra reforçou que as medidas sanitárias adotadas pelas indústrias garantem a segurança dos alimentos vendidos para a Ásia e que não há evidência científica que indique a carne como possível vetor do novo coronavírus. Na semana passada, os chineses bloquearam temporariamente os embarques de três frigoríficos em Mato Grosso e Rio Grande do Sul com receio de um novo surto da pandemia em pequim.
Tereza Cristina afirmou que os trabalhadores diagnosticados com o novo coronavírus são afastados dos estabelecimentos e não mantêm contato com os produtos exportados para a China.
Para o comentarista Miguel Daoud, essa nova rodada de negociações com a China faz parte de um jogo de interesses que envolve, entre outras coisas, a intenção da China em ser a fornecedora para a tecnologia 5G de telefonia celular para o Brasil. O correto, segundo ele, é o Brasil conseguir dialogar, principalmente com os parceiros comerciais.
Canal Rural