Governo do Estado garante construção da ponte Salvador-Itaparica

Ao contrário do que foi divulgado por parte da mídia, o Governo do Estado assegura que projeto de construção da ponte Salvador/Itaparica está mantido. “As empresas chinesas que venceram a concorrência para construir a ponte têm até 60 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, para assinar o contrato com o Estado, a partir da homologação do consórcio. A homologação foi publicação no Diário Oficial do Estado no último dia 24 de janeiro, portanto, temos prazo e sobra para formalização do contrato”, afirma o vice-governador João Leão.

O executivos do consórcio chinês formado entre as empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction (CCCC) não compareceram à assinatura do contrato para a construção e gestão da ponte que ligará Salvador e a Ilha de Itaparica, que deveria ter ocorrido na última segunda-feira (3).

A razão da ausência é a epidemia de coronavírus que assola o continente asiático, porém o risco de infecção não seria a causa principal da não assinatura do contrato, e sim a crise e a incerteza econômica que permeia a China. Ainda não há uma nova data para a assinatura do acordo.

O leilão para construção da ponte Salvador- Itaparica, realizado em 13 de dezembro do ano passado, na Bolsa de Valores, em São Paulo, definiu o Consórcio Ponte Salvador Itaparica, integrado por três empresas chinesas. “O sonho da ponte que vai ligar Salvador à ilha será concretizado, contribuindo estimular o desenvolvimento e a geração de novos negócios em Itaparica, Vera Cruz e toda região do Baixo sul. Em breve, os empresários estarão aqui para formalizar essa grande parceria entre a Bahia e a China”, enfatiza o vice-governador.