Mais uma unidade de ensino da região encerra suas atividades, o Colégio Ciso em Itabuna, após rompimento de contrato com a Secretaria de Educação do Estado. Na manhã desta sexta-feira (17) a direção do colégio anunciou o rompimento das atividades e orientou que os alunos do Ensino Médio se matriculem nos colégios Inácio Tosta Filho (Regular) e Valdelice Pinheiro (Integral), enquanto os do Ensino Fundamental serão transferidos para a rede municipal, preferencialmente no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Celem), no Parque Boa Vista.
Em Ilhéus, o Colégio Padre Luiz Palmeiras, que era localizado no Pontal foi demolido para a construção do acesso da nova ponte e suas vias de acesso. Na época, o governo do estado informou que a construção de uma nova escola não estava nos planos. Os estudantes do bairro tiveram que se matricular em unidades fora do Pontal.
Em 2018, a comunidade do Basílio, também em Ilhéus, sofreu com o fechamento do colégio estadual do bairro. Estudantes, pais e responsáveis solicitaram a Secretaria de educação do Estado, através de uma carta, que a unidade não fosse fechada devido a disputa entre facções criminosas rivais, que impedia estudantes do Alto do Basílio de frequentar outras escolas próximas, a exemplo do Colégio Estadual Paulo Américo. O local onde funcionava o Estadual do Basílio está de portas fechadas com muitos materiais.
Fonte: O Tabuleiro
Foto: O Tabuleiro