Na tarde desta quinta-feira (3/8), o prefeito Elinaldo Araújo, juntamente com o secretário da Saúde (Sesau), Elias Natan, esteve reunido com o deputado federal Paulo Azi, para discutir ações propositivas relacionadas à saúde do município. Entre os assuntos discutidos, destaque para ações de bloqueio ao mosquito Aedes Aegypti.
O gestor do município pontuou os trabalhos rotineiros de limpeza na cidade, a fim de impedir o avanço do mosquito. “Além das mobilizações diárias, feitas pelos agentes nas diversas localidades da cidade, faremos o que estiver ao nosso alcance para evitar a proliferação do mosquito e frear o ciclo de transmissão”, disse Elinaldo.
Na oportunidade, o secretário pediu o apoio do deputado junto ao Governo Federal, especialmente para resolver o problema de desabastecimento nacional do inseticida utilizado pelos agentes de combate às endemias (ACE) no fumacê costal, também chamado de Ultra Baixo Volume (UVB). Elias Natan explicou que, “temos buscado mobilizar a população para eliminar possíveis focos do mosquito em suas casas. Entretanto, esse inseticida é de suma importância nas ações de bloqueio em áreas com maior foco do mosquito”.
Em resposta ao pedido, Paulo Azi afirmou que marcará uma audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Estou retornando para Brasília e uma das minhas primeiras ações será marcar essa audiência com a ministra para saber o que o Ministério da Saúde tem feito e qual o prazo para solucionar essa situação. Pois, sei que o combate ao Aedes Aegypti precisa ser uma prioridade de todos nós”, disse ao acrescentar que está mais uma vez à disposição para ajudar Camaçari na busca por recursos à saúde do município, que promovam muitos avanços na cidade”, ressaltou o deputado.
Foto: Arquivo