Casos ocorreram na cidade de Itaparica, na RMS, e no município de Alagoinhas.
Dois pacientes críticos foram resgatados pelas equipes do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e transferidos para hospitais da capital baiana, na tarde de quinta-feira (2). Os casos aconteceram nas cidades de Alagoinhas e Itaparica.
Na primeira ocorrência, um homem atingido por um vergalhão na região da virilha foi transportado da Ilha de Itaparica para o Hospital do Subúrbio. O comandante do Graer, coronel Wolney Almeida , explicou que o homem trabalhava na construção civil, quando sofreu o acidente. “Ele precisava de atendimento rápido, pois corria risco de morte”, explicou.
A equipe da especializada da PM foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que precisou de apoio para a transferência do paciente.
Em pouco mais de uma hora, o helicóptero Guardião 01 saiu de Salvador com um profissional do Samu e recolheu o paciente no Distrito Integrado de Segurança Pública.
Mais tarde, dessa vez no município de Alagoinhas, uma mulher de 96 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral, era atendida no Hospital Dantas Bião, mas precisou ser transferida para o Teresa de Lisieux, na região da ACM.
Outra aeronave do Graer decolou com um médico do Samu para atender a ocorrência e transferir a paciente com rapidez até Salvador.
“Nós começamos a operar cedo, na Lavagem de Iemanjá, e permanecemos até agora a noite utilizando farol de busca para manter a segurança do cidadão. É importante frisar que o Graer está com toda sua frota aérea no ar, com helicópteros no Norte, no Sudoeste, em Salvador, salvando vidas e combatendo o crime organizado”, frisou o oficial.