Grupo Educacional propõe o exercício da solidariedade entre estudantes

Projeto inédito é desenvolvido em Lauro de Freitas durante o lanche dos estudantes

Para quem pensa que na escola só são ensinados conteúdos básicos de português, matemática e atualidades, saiba que você está profundamente enganado (a). Estudantes do Grupo Perfil, em Lauro de Freitas, têm aprendido uma lição que vai além dos livros acadêmicos: a honestidade. 

Tudo começou a partir de uma venda alternativa de lanches entre alunos do sexto ano do ensino fundamental até os do 1º ano do ensino médio, onde são praticados os valores éticos e morais. A prática, que será tomada no ano que vem, uma vez por mês, surgiu a partir de uma aula na turma de oitavo ano, onde a ideia foi trazer a honestidade como uma lição prática. A troca é simples e sem professor para mediar a venda. Os estudantes escolhem um lanche e, em troca, deixam outro. O pagamento fica depositado em uma caixa que fica no local.  

A coordenadora de Educação Socioemocional, Fabiana Maynart explica que o Cantinho da Honestidade alcança outros conhecimentos, porque trabalha a matemática e o empreendedorismo. “Com a iniciativa eles mudaram a relação com o dinheiro, passaram a valorizar o dinheiro e a entender que para ganhar o dinheiro, é preciso trabalhar”, aponta.

O valor da venda de quem levou o lanche é devolvido ao estudante participante, com o controle de uma professora responsável.