As praias do Paraíso, em Guarajuba, e da Espera, em Itacimirim, foram certificadas por mais um ano consecutivo com o selo internacional Bandeira Azul, para a temporada 2023/2024. Nesta quinta-feira (21/12), o prefeito Elinaldo Araújo esteve nas duas localidades para participar da cerimônia de hasteamento das bandeiras, símbolo de reconhecimento dos esforços da gestão municipal no cumprimento dos mais de 30 requisitos exigidos para obter a classificação.
Camaçari é a única cidade baiana que possui duas praias com a certificação, conquistada em Guarajuba pela 5ª vez, e a 4ª em Itacimirim. Para o chefe do Executivo, a credencial concedida pela organização dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE) é fruto do trabalho de todos os agentes de turismo do município, que vivem o turismo no dia a dia. Ao se direcionar a esse público, ele disse que, “vocês não vivem turismo no discurso nem na fala, mas na prática. O ordenamento das ruas, o cuidado com o meio ambiente e o respeito às leis, é assim que se faz turismo. E no que depender do nosso trabalho, seguiremos fortalecendo essa atividade e as pessoas que vivem dela”, reforçou Elinaldo.
Ao citar algumas ações, que a administração pública vem realizando ao longo dos anos, que contribuem diretamente para a prática da atividade turística na cidade, o prefeito destacou as requalificações em diversos equipamentos públicos, como campos e praças de Vila de Abrantes, Jauá e Arempebe; e as obras estruturantes em andamento em Barra do Pojuca, Monte Gordo e Barra do Jacuípe, incluindo reformas completas de mercados e outros espaços públicos. “Nós temos feito a nossa parte e continuaremos trabalhando para quem mora aqui e para quem nos visita”, pontuou o prefeito.
“A palavra de ordem do turismo é unidade”, afirmou a titular da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, ao iniciar seu discurso, destacando a importância do trabalho integrado da gestão. “Se hoje estamos nos colocando nas prateleiras das agências de turismo é por causa da integração com outras pastas do governo e entidades parceiras. Só temos a agradecer, porque tudo o que está acontecendo é fruto dessa união”. Na oportunidade, a gestora lembrou a realização dos serviços públicos essenciais que têm sido executados continuamente nos 42 quilômetros (km) de praias, como os de iluminação, limpeza, ordenamento do comércio local, organização do tráfego, segurança, saneamento básico, entre outros.
Ainda, durante a cerimônia de hasteamento das bandeiras, a secretária da Setur afirmou que já existem estudos, em outras praias da região costeira de Camaçari, para verificação da possibilidade de receber a certificação internacional. “Estamos fazendo análises em praias de Arembepe e Barra do Jacuípe e, se tudo der certo, nos próximos anos teremos mais quatro selos em duas das praias dessas localidades. Se ocorrer como esperamos, colocaremos Camaçari em uma disputa internacional mais forte ainda”, afirmou.
Com relação aos requisitos exigidos para que as praias recebam o selo internacional de qualificação, Cristiane exemplificou a preocupação sobre a qualidade da água e explicou que, “a água dessas praias é testada a cada 15 dias durante o ano inteiro, e o envolvimento da população, em relação à sustentabilidade do ambiente, faz toda a diferença. Temos praias lindas e limpas, e as bandeiras sinalizam para isso. Como também atestam o nosso trabalho árduo para que Camaçari esteja entre os principais destinos turísticos desse país”, completou a gestora da Setur.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Miguel Jacob, falou da importância das bandeiras continuarem hasteadas nas praias camaçarienses e comentou que, “reconheço esta realização como mérito da Prefeitura de Camaçari, por meio da equipe da Setur e do envolvimento da comunidade. Temos conseguido a permanência das bandeiras por anos seguidos e isso é uma grande conquista. O turista, que percebe a presença das bandeiras, sabe que pode ficar despreocupado e aproveitar o seu lazer com segurança dentro ou fora da água”.
Também participaram dos dois momentos de hasteamento das bandeiras, nas praias do Paraíso, em Guarajuba, e da Espera, em Itacimirim, a secretária dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha; o diretor-presidente da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta; a subsecretária da Setur, Lúcia Bichara; o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos; o presidente do Comtur, Patrício Oliveira; representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam); entre outros.
Foto: Jean Victor