A Prefeitura de Sento-Sé por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) promoveu nesta quinta-feira (25) uma capacitação em segurança ambiental, para os Guardas Civis Municipais de Sento-Sé. A capacitação com carga horária de 8h, aconteceu na sede da Guarda Municipal, e teve como objetivo garantir, cada vez mais, a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelos servidores à população.
A gestora da pasta de Meio Ambiente e Turismo, Tereza rodrigues, fez questão de acompanhar a capacitação e assinalou a importância da parceria entre a secretaria e a GCM. “O efetivo da GCM sempre esteve presente nas ações de fiscalização desenvolvidas pela SEMATUR, agora com a Portaria essa parceria torna-se ainda mais forte e eficaz no cumprimento das leis ambientais existentes em Sento-Sé. Tudo tendo como foco o pilar da gestão municipal que é cuidar das pessoas”, assinala Tereza Rodrigues.
Durante a capacitação a consultora, Elaine Borges, passou para os agentes de segurança noções de fiscalização patrimonial arquitetônica e cultural, poluição sonora, sobre a Lei 288/2015, que institui o Código de Meio Ambiente e Turismo do Município, a Portaria 02/2021, que dispões sobre a gestão cooperada entre a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo com a Guarda Civil Municipal e o Código do Meio Ambiente do Município Sento-Sé.
“O nosso objetivo aqui hoje é capacitar o efetivo da GCM para atuação no cumprimento da Portaria 02/2021, que dispõe sobre a realização de uma gestão cooperada entre a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo com a Guarda Civil Municipal, para fazer valer o Código de Meio Ambiente do município, pois sabemos que existem muitas dúvidas sobre a legislação e outros conhecimentos mais específicos, por isso a necessidade da capacitação, para os servidores atualizarem os conhecimentos. Agora, eles poderão aplicar o que aprenderam no dia a dia com embasamento”, ressalta a responsável pela Capacitação, Elaine Borges.
O GCM Edson Cardoso, considera a busca de conhecimento o melhor caminho para o desempenho efetivo do trabalho. “O curso foi muito proveitoso, aprendemos muitas coisa novas, ficamos cientes do trabalho de fiscalização voltado para as questões ambientais, e com todo o suporte da SEMATUR, e do nosso comando, vamos ter sucesso em mais essa missão que nos está sendo dada”, declara o GCM. Já o GCM Luciano Macedo, avaliou a capacitação como positiva, “uma vez que nos capacita para atuar como Polícia Ambiental (Grupamento Ambiental) em uma área de suma importância para a preservação do meio ambiente no território do município. Recebemos instruções de como exercer a fiscalização, de maneira a buscar a prevenção na solução de conflitos ambientais, bem como proceder de forma adequada na lavratura de notificações, autuações e apreensões no desempenho de nossas atividades”, disse Macedo.
Ao final da capacitação todos os participantes receberam certificado.