Poeta e compositor lança no dia 1 de novembro o single “Negro lindo”
Ele é um dos baluartes do samba e da música baiana e já foi gravado por artistas como Leny Andrade, Jorge Aragão e Jorginho do Império. Aos 82 anos, Guiga de Ogum continua produzindo e lança seu próximo single no dia 1 de novembro.
“É uma música que presta uma homenagem ao Ilê Aiyê, sabe? Que é um dos rituais mais bonitos que o mundo e a Bahia conhecem”, conta Guiga, lembrando que a data escolhida para o lançamento da música foi justamente o aniversário de 50 anos do bloco afro. “Espero que a nação do Ilê goste desta homenagem feita com muito carinho pelo poeta. Um abraço ao vovô e a toda família do Ilê”, conclui.
De autoria de Guiga, ancião que reside na Ladeira da Preguiça há mais de 50 anos, “Negro lindo” integra o projeto “Mundo melhor”, que prevê o lançamento do primeiro álbum do sambista em dezembro de 2024. “É algo que quero muito que aconteça! Há muito tempo espero por essa oportunidade”, conclui o poeta.
As gravações estão sendo realizadas em Salvador, no estúdio Caverna do Som, e reúne artistas e músicos de destaque como Gabi Guedes, Roberto Ribeiro e Gabriel Batatinha. O repertório inclui ijexás que exploram o universo cultural baiano e também sambas com tradição e fundamento, características presentes na obra de Guiga.
“São músicas que revelam a íntima ligação de Guiga com a Bahia profunda e suas tradições e saberes. Esse é um projeto que pretende jogar luz nas poesias e composições de Guiga, além de dar continuidade ao registro de suas obras”, explica Camilo Árabe, produtor do poeta e um dos diretores musicais do disco ao lado de Irmão Carlos.
O projeto tem realização do Coletivo Sindicato do Samba e apoio do Coletivo É Samba da Bahia! e do Restaurante A Baianeira.
Ficha técnica – Negro lindo – Guiga de Ogum
Artista – Guiga de Ogum
Produção Executiva: Camilo Árabe
Produção Musical: Camilo Árabe e Irmão Carlos
Produção artística: Camilo Árabe
Assistente de Produção: Felipe Ataíde
Edição e Mixagem: Irmão Carlos
Engenheiro de Som: Irmão Carlos
Estúdio: Caverna do Som
Masterização: Adonias Jr.
Foto de Capa: Vinícius Xavier
Arte de Capa: Camilla de Godoi
Músicos: Gabi Guedes (Congas e Agogô), Felipe Guedes (Baixo), Guilherme Lacerda (Cavaquinho), Camilo Árabe (Flauta), Gabriel Batatinha (Guitarra) e Everton Marco (Pandeiro).
Coro: Geovana Miranda, Roberto Ribeiro, Patrícia Ribeiro, Everton Marco, Felipe Ataide, Clara Elisa, Mariana Gonçalves e Dendê.
Realização: Coletivo Sindicato do Samba
Apoio: É Samba da Bahia! e A Baianeira