Figura de destaque na história da Bahia e do Brasil, Maria Quitéria nasceu em Feira de Santana- Bahia em 27 de Julho de 1792- ou seja, há 230 anos. A militar e heroína baiana foi a primeira mulher a assentar praça em uma unidade militar das Forças Armadas, e a primeira combatente pelo país, no ano de 1823.
Em 1821, fugiu da fazenda em que morava com a família e para se alistar, ela usou o nome do cunhado, ficando conhecida como soldado Medeiros. Mostrou destreza no manejo de armas e disciplina no campo de batalha, o que assegurou sua permanência nas fileiras do Exército quando foi descoberto que ela era, na verdade, uma mulher. Maria Quitéria pegou em armas durante a Guerra da Independência, na Bahia, para expulsar os últimos portugueses do território baiano.
Em 26 de julho de 2018, por meio da lei federal 13 697, teve seu nome incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, junto a Sóror Joana Angélica, Maria Filipa de Oliveira e João das Botas (João Francisco de Oliveira), figuras da Guerra de Independência do Brasil na Bahia.
Fonte:Ag.Brasil / Foto:Domenico Failutti/Domínio Público