O historiador e professor da UNEB, Manoel Neto, apresentará na próxima quinta-feira (8) o seu novo livro, “Canudos Imortal e Rediviva – Notícias e Memórias do Pós-Guerra (1901-1990)”. O lançamento da obra ocorrerá no espaço Quadrilátero da Biblioteca Central dos Barris, a partir das 18h30.
De acordo com o autor, o livro “retoma a tragédia que mobilizou Canudos e todo o Brasil ao final do século XIX, trazendo aos leitores aspectos em grande parte desconhecidos, até mesmo por estudiosos e pesquisadores”. A obra baseia-se em textos acadêmicos e literários, produzidos a partir das informações consultadas que, de forma direta ou indireta, abordavam o tema.
“Neste trabalho, apresentamos aos leitores a permanência do tema para além do final do conflito, com relevância para as vidas humanas que lutaram e sobreviveram ao drama passado nas caatingas do norte baiano”, destaca o historiador.
Atualmente, Manoel Neto é coordenador do Centro de Estudos Euclydes da Cunha (Ceec) da UNEB. O docente também atua como documentarista, poeta, escritor e historiador, além de ser membro da Academia Brasileira de Letras, Artes e Cangaço (ABLAC) e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
Foto: Tatiane Azeviche