Hospital São Rafael realiza terapia inédita na Bahia para tratamento de válvula do coração

Equipe médica usou o sistema TricValve, um marco entre os procedimentos por meio de cateter (sem necessidade de cirurgia com abertura do peito do paciente)

já existentes na cardiologia; é o primeiro realizado no estado e o segundo na região Norte-Nordeste do Brasil.

Em fevereiro, uma paciente de 84 anos, que sofria com cansaço e acúmulo de líquido no corpo, recebeu um tratamento inédito na Bahia. As equipes dos setores de hemodinâmica, cardiologia e ecocardiografia do Hospital São Rafael Rede D’Or utilizaram o sistema TricValve para realizar a terapia transcateter da insuficiência tricúspide. “A válvula tricúspide é responsável por controlar o fluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito do coração. Quando a válvula tricúspide está “danificada” ou “enfraquecida”, o sangue pode fluir de volta para o átrio direito, o que é conhecido como insuficiência da válvula tricúspide, causando acúmulo de líquidos no corpo, cansaço e falta de ar. A terapia transcateter da válvula tricúspide pode tratar os efeitos deletérios dessa condição, aumentando a eficiência do coração e melhorando a qualidade de vida do paciente”, explica Dr. Cristiano Guedes, médico intervencionista que integra a equipe de Hemodinâmica.

A terapia com auxílio de cateteres dispensa a necessidade de abrir o peito do paciente, sendo menos invasiva e proporcionando uma recuperação mais rápida. Dr. Guedes esclarece que a terapia transcateter da válvula tricúspide, através do sistema TricValve, consiste no implante de próteses valvadas na veia cava superior e veia cava inferior através de um cateter colocado pela veia profunda do paciente. O procedimento foi realizado sob sedação leve e anestesia local, sem necessidade de intubação e ventilação mecânica.

O serviço de Hemodinâmica do Hospital São Rafael já realiza de forma rotineira tratamento transcateter da válvula aórtica (TAVI) e mitral (MitraClip e Valve-in-Valve Mitral), e agora, dá novos passos e conta com novas soluções para tratar pacientes com doenças em outras válvulas do coração. “O conhecimento nessa área ainda está em constante evolução, demanda rigorosa avaliação da equipe médica que acompanha cada paciente. Juntos, os especialistas discutem riscos e benefícios para determinar qual a opção mais adequada para o paciente”, acrescenta Dr. Guedes.

O coordenador do serviço de cardiologia do São Rafael, Dr. Rodrigo Morel ressalta que o hospital conta com equipes multidisciplinares extremamente capacitadas do ponto de vista técnico e humano para tomada de decisões complexas e sempre compartilhada com o paciente. Os responsáveis pela realização da primeira terapia transcateter da válvula tricúspide, através do sistema TricValve, na Bahia, foram as equipes da hemodinâmica, coordenada pelo Dr. Cristiano Guedes; da cardiologia, coordenada pelo Dr. Rodrigo Morel e, também, da ecocardiografia, coordenada pelo Dr. Alexandre Souza, fundamentais durante todo o processo diagnóstico e terapêutico da paciente assistida pelo Hospital São Rafael Rede D’Or.