Hotelaria de Salvador tem ocupação de 53,33% em setembro

Alto preço das passagens aéreas e malha insuficiente são ainda fatores que inibem a vinda de turistas para a capital baiana

A hotelaria de Salvador teve taxa de ocupação de 53,33% em setembro, semelhante à do mês anterior (57,49%), embora inferior ao mesmo período do ano passado (60,05%). A diária média foi de R$ 452,09, próxima à observada no mês anterior (R$ 456,04), embora superior à de setembro do ano passado (R$ 360,97). Já o Revpar – indicador ponderado da diária e taxa de ocupação – fechou em R$ 241,11.

O alto preço das passagens aéreas e a malha insuficiente são ainda fatores que inibem a vinda de turistas para a capital baiana, mas espera-se a reversão deste quadro com a proximidade do verão e a concretização dos novos voos nacionais e internacionais, já anunciados. “Estamos animados com os novos voos diretos da Gol Linhas Aéreas e Azul Viagens para a Bahia na alta temporada. Com isso, espera-se aumentos significativos no fluxo de turistas no verão desde que os preços das passagens aéreas sejam reduzidos, pois atualmente esse é o nosso principal desafio”, pontua Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia – ABIH-BA.

A retomada do turismo de negócios fez diminuir a diferença observada entre os finais de semana (54,28%) e os demais dias da semana (52,99%), ao tempo em que impulsionou o desempenho dos hotéis voltados para o público corporativo. “Com a retomada e o aquecimento da economia, o turismo de negócios em Salvador está sendo fortalecido. Prova disso são os inúmeros eventos que estão ocorrendo no Centro de Convenções de Salvador, a exemplo da Expo Carnaval Brazil, realizada no último final de semana, na qual a ABIH-BA esteve presente. A expectativa é que essa realidade traga ainda mais visitantes de diversos estados brasileiros e até internacionais para Salvador”, explica.

A entidade segue com a realização dos Roads Shows em parceria com Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador – Secult, com o objetivo de promover a capital baiana em diversas cidades do Brasil e da América do Sul, capacitando profissionais do trade para atrair turistas. “A edição 2022 do Road Show Salvador teve início no dia 4 de maio e já passou por 16 cidades brasileiras, além de Buenos Aires, capital da Argentina, totalizando cerca de 2200 capacitações. A próxima parada vai ser em São Paulo, no dia 26 de outubro. Este é um dos trabalhos que a ABIH-BA realiza para impulsionar o turismo em Salvador e na Bahia, fortalecendo a taxa de ocupação dos hotéis.

Os números do desempenho hoteleiro de Salvador aqui divulgados são frutos da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia e Brasil. O levantamento é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva. A média resultante constitui o indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.