I Fórum Municipal de Cultura de Sento-Sé incentiva a institucionalidade da cultura no município

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da gerência de Cultura, realizou nesta sexta-feira (26), o I Fórum Municipal de Cultura. O evento aconteceu no formato on-line através da plataforma Meet e contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada, produtores culturais, artistas, e comunidade.

As atividades do Fórum foram iniciadas com a formação da mesa de honra que teve como integrantes: o Assessor de Imprensa do Município, Cleriston Ferreira, representando a Prefeita Ana Passos e o Secretário de Administração, Juvenilson Passos; o gerente municipal de cultura, Aedson Nascimento, os secretários municipais de Educação e de Meio Ambiente e Turismo, Jeorge Ribeiro e Tereza Rodrigues, respectivamente; a Procuradora do município, Ellen Eloy;  representando o Poder Legislativo, Delmiro de Sá; o Coordenador da Câmara de Cultura do Codeter Território Sertão do São Francisco, Allan Alves; representando a secretária estadual de Cultura Arany Santana, Geovan Adorno e a conselheira diretora do Pontão de Cultura Digital ITEA.NET, Cris Alves.

Com o tema “Olhares Culturais: Perspectivas e Ações da Cultura Sentoseense o Fórum trouxe na sua programação palestra sobre o tema central, proferida por Geovan Adorno que é coordenador de sistema da diretoria de Territorialização as Cultura na Sudecult/Secult BA, e tomou como base para sua fala os pilares da cultura: “reconhecimento, valorização e institucionalidade são essenciais para o desenvolvimento da cultura de forma organizada, pois o reconhecimento e a valorização afloram a identidade cultural e a institucionalidade mostra que a cultura tem um lugar na gestão, não é apenas a cereja do bolo”, destacou Adorno durante a sua palestra acerca do tema.

Outros pontos altos do evento foram a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura, onde foram eleitos 18 conselheiros, sendo 9 titulares e 9 suplentes (12 representantes da sociedade civil e 6 representantes do poder público), e também a formação da Comissão Técnica para confecção do Plano Municipal Cultura.

Segundo o gerente de cultura, Aedson Nascimento, a realização do Fórum representa uma conquista e o primeiro passo para um novo tempo. “Um povo sem cultura é um povo sem vida, sabemos da importância da cultura e da riqueza cultural de Sento-Sé e a nossa missão é trabalhar para mapear e catalogar toda essa riqueza, afim de promover a nossa cultura”, ressaltou Nascimento.

Para o ator e também novo membro eleito para o Conselho, Jorge Pacheco, a realização do I Fórum Municipal de Cultura, foi um momento de troca e de muito aprendizado. “Sento-Sé tem uma camada muito grande de artistas que, por não viverem das suas artes não são reconhecidos como tal. Essas ações vêm para mostrar a classe que é necessário uma organização institucionalizada para que possamos, juntos conquistar objetivos coletivos”, disse o ator. Já a professora Réasilvia Maria Custódio, o fórum trouxe o debate de situações antes alheias ao seu conhecimento. “Apreciei bastante as falas dos convidados para o evento, o debate sobre questões financeiras, pois trouxe informações desconhecidas acerca de recursos para a cultura. Espero que após esse I Fórum de Cultura, os governantes do nosso município consigam buscar fundos/investimentos/recursos para que a nossa cultura seja disseminada, que não fique atrelada apenas a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de uma pequena parcela de seu povo, mas que seja acessível a muita gente, pois cultura é parte do que somos. Por fim, espero que nasça no íntimo de cada Sentoseense um espírito ativista da Cultura”. Pontuou a professora que também foi eleita para integrar o Conselho Municipal de Cultura.

O Forum contou ainda com a participação do conselheiro de Cultura do Território da Bahia, Salomão Pedro, da professora e escritora, Solange França, que falou um pouco sobre o seu livro ‘Junco, memórias de um povo’, produzido a partir da Lei Aldir Blanc e da 1ª Orquestra Filarmônica fundada em Sento-Sé Small Bees, que tocou a todos os participantes com sua musicalidade.

Confira a lista com os nomes dos novos representantes do Conselho Municipal de Cultura:

I – Câmara de Artes Cênicas (teatro, circo e dança);

TITULAR: Jorge Pacheco da Rocha

SUPLENTE: Arthur Henrique Costa Santos

II – Câmara de Música;

TITULAR: Irving Paes Landim França

SUPLENTE: Jackson Coelho de Souza Júnior

III – Câmara de Manifestações Culturais;

TITULAR: Meire Lucia Carvalho dos Santos

SUPLENTE: Rosinete Carvalho de Almeida

IV – Câmara de Audiovisual e Artes Visuais;

TITULAR: Solange Paes de França

SUPLENTE: Jeorge Ribeiro da Silva

V – Câmara de Literatura;

TITULAR: Réasilvia Maria Nunes de Almeida Custódio

SUPLENTE: Romulo Ribeiro dos Santos

VI – Câmara de Patrimônio e Memória;

TITULAR: Auciene Fernandes Almeida

SUPLENTE: Jackson Coelho de Souza

VII – Secretário(a) de Administração ou quem lhe fizer a vez;

TITULAR: Marcos Valério Elias

SUPLENTE: Maria do Rosário da Silva

VIII – Representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo;

TITULAR: Mariluze Oliveira Amaral

SUPLENTE: Tereza Rodrigues da Silva

IX – Representante da Secretaria Municipal de Educação.

TITULAR: Marizângela Rodrigues do Nascimento

SUPLENTE: Reginaldo Silva Miranda