Inclusão e diversidade em campanhas promocionais com colecionáveis: como as estratégias têm sido cada vez mais plurais e sociais

A adaptação de colecionáveis para as diversas faces de público na sociedade garante um maior sucesso e abrangimento dos clientes

Nos últimos anos, a inclusão e a diversidade têm ganhado cada vez mais espaço no mundo do marketing, refletindo a demanda por representatividade em diferentes setores. As campanhas promocionais com colecionáveis, antes voltadas para um público mais homogêneo, passaram a incorporar personagens, símbolos e temáticas que abraçam a pluralidade da sociedade.
 

De brinquedos com diferentes tons de pele e corpos diversos a figuras que representam culturas e identidades variadas, as marcas estão repensando suas estratégias para garantir que todos os consumidores se sintam representados.

Segundo Maurício Althmann, CEO da Arena Publicidade, empresa especializada no fornecimento dos colecionáveis, para garantir a diversidade, é essencial que os colecionáveis ​​reflitam todos os públicos. “Isso pode ser alcançado por meio de pesquisas de público, desenvolvimento de personagens que representam diferentes etnias, gêneros, corpos e culturas, além de parcerias com consultores de inclusão para validar as escolhas criativas”, diz.

Para que o acesso seja mais democrático, evitando que apenas grupos selecionados consigam adquirir os brindes, ele pode ser ampliado ao reduzir barreiras de entrada, como valores elevados ou disponibilidade restrita. As estratégias incluem oferecer versões acessíveis, promoções que permitem diferentes formas de aquisição (como programas de fidelidade ou distribuição em múltiplos canais) e campanhas que incentivam a participação de públicos diversos.

Além disso, a personalização já é uma realidade no mercado de colecionáveis. Além da escolha de personagens que representam diferentes públicos, algumas marcas oferecem edições customizadas ou permitem que os consumidores personalizem aspectos visuais dos produtos, tornando a experiência mais exclusiva e conectada com suas preferências.

“O impacto dessas ações de diversidade e acessibilidade pode ser medido por meio de indicadores como adesão do público à campanha, engajamento nas redes sociais, feedbacks dos consumidores e análises demográficas das vendas. Também, as pesquisas de percepção podem revelar como o processo foi recebido e se houve um aumento na identificação dos consumidores com a marca”, finaliza Maurício.

Sobre a Arena Publicidade:

A Arena Publicidade é uma agência de marketing promocional especializada no universo dos colecionáveis e está completando 25 anos de história em 2025, seguindo as normas de gerenciamento do PMI (Project Management Institute), a empresa desenvolve ações personalizadas para engajar o público e fortalecer a presença de marcas no mercado.