Sessão solene empossou também o prefeito Bruno Reis e a vice Ana Paula Matos
Marcada pelo rigor nas normas de segurança para evitar aglomerações, uma preocupação com a possibilidade de disseminação do novo coronavírus, a sessão solene de instalação da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Salvador foi realizada na tarde desta sexta-feira (1º), de forma semipresencial. A solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), deu posse também ao prefeito Bruno Reis e à vice-prefeita Ana Paula Matos, na presença do então prefeito ACM Neto.
Os vereadores Carlos Muniz (PTB), 1º secretário da Mesa Diretora, e Téo Senna (PSDB), 3º secretário, compuseram a mesa condutora da sessão de posse. Coube aos vereadores Muniz e Paulo Magalhães (DEM) a leitura do termo de posse e juramento, seguidos do “Assim prometo”, com a exibição dos diplomas do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), repetido por todos os 43 vereadores. Téo Senna foi o responsável pela leitura do termo de compromisso, assinado pelo prefeito Bruno Reis antes de fazer seu discurso de posse, quando elencou as prioridades da sua gestão e se comprometeu a respeitar a independência e harmonia entre os poderes.
Prestígio às mulheres
Os vereadores foram chamados nominalmente, por ordem alfabética, para assinar o termo de posse, o que foi feito de forma virtual por Daniel Rios (Patriota), Edvaldo Brito (PSD) e Hélio Ferreira (PCdoB). Pela primeira vez na história a Câmara empossou um mandato coletivo, o Pretas por Salvador, do PSOL, liderado por Laina Crisóstomo, que subiu à tribuna acompanhada das parceiras Cleide Coutinho e Gleide Davis. As três, vestidas de branco, exibiram juntas o diploma.
Uma mesa virtual também foi formada, com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal (PP); o juiz Henrique Trindade, representante do TRE; o presidente da OAB/BA, Fabrício Castro; e a procuradora-geral de Justiça na Bahia, Norma Angélica Cavalcanti.
O presidente Geraldo Júnior quebrou o protocolo para prestigiar a bancada feminina, convidando a vereadora Marta Rodrigues (PT), diretora da Escola do Legislativo, para presidir a mesa enquanto proferia seu discurso. Ele agradeceu ao vereador Kiki Bispo (DEM), vice-presidente da Casa, por abrir mão da prerrogativa de ocupar a direção dos trabalhos para que pudesse reverenciar as mulheres.
Em sua saudação aos empossados, Marta repetiu o slogan da gestão de Geraldo Júnior: “O futuro da cidade continua passando por esta Casa”. O presidente fez questão, também, de parabenizar o prefeito Bruno Reis por ter escolhido 12 mulheres para compor cargos importantes na administração municipal.
Geraldo Júnior encerrou a sessão solene com um agradecimento especial à imprensa local pela cobertura dos trabalhos legislativos com profissionalismo. E parabenizou os vereadores Kiki Bispo e Luiz Carlos Souza (Republicanos), que assumirão, respectivamente, as secretarias de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e a de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), sendo substituídos na Câmara pelos suplentes Orlando Palhinha (DEM) e Alberto Braga (Republicanos).