O ex-deputado estadual, ex-vereador de Salvador e ex-prefeito de Irecê Luizinho Sobral se filiou nesta quinta-feira (04) ao PP, em ato na sede do partido na capital baiana. Ele confirmou ainda disputará as eleições majoritárias deste ano no município do interior baiano, com o apoio, além da nova legenda, do União Brasil, PRD, DC e PMB.
Será mais uma cidade em que PP e União Brasil caminharão juntos, a exemplo de Salvador e de Camaçari. Apesar disso, a maior parte dos pepistas defende que a legenda oficialize o ingresso na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O movimento é defendido pelos seis deputados estaduais do partido, pela maioria dos prefeitos e, com exceção de João Leão (PP), conta com a simpatia da bancada federal.
O ato de filiação de Luizinho Sobral, que apoiou ACM Neto (União) no pleito de 2022, quando estava no extinto PSC e atual Podemos, contou com as presenças do presidente do PP da Bahia, Mário Negromonte Júnior, e do deputado federal da sigla Cláudio Cajado. Em Irecê, o prefeito Elmo Vaz (PSB), que caminhou com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas últimas eleições, já lançou como candidato à sucessão o vereador Murilo Franca (PSB).