Com cheiro de patchouli, presença marcante do Reggae e cheio de referência dos ritmos que tocam na periferia de Salvador, o cantor e compositor soteropolitano ISSA lança na próximo dia 08 de junho o single Romance e Putaria, em todas as plataformas digitais de música – Youtube, Deezer, Spotify, Amazon, entre outros, em conjunto com um lyric vídeo. O single foi gravado em parceria com o projeto Asé Orin – Rede Afroindígena de Música Soteropolitana.
Escrito e produzido pelo próprio artista, com direção musical de Marcelo Sant’anna, da Aquahertz Beats, o single é um reggae quente, sensual e, ao mesmo tempo, com a força do amor entre pessoas negras, “mas sem soar pretensiosamente espiritual, pelo contrário, soa sacana”. A letra narra a história de dois corpos numa ritualidade de desejo, com direito a “se enrosca em mim”, “mordida de nego bom”.
A letra repleta de cenas desejo se conjuga em tempos metronômicos do trap pagodão da periferia soteropolitana, com frases e palavras ritmadas em notas do clássico reggae. Romance e Putaria é o cotidiano de casais que sentem tesão, amor, desejo, sexo, que se admiram e se entregam ao romance e a putaria.
“Acredito que o diferencial de “Romance e Putaria” é trazer algo fresco para o reggae brasileiro e de Salvador. É um reggae ousado, sobretudo porque parte de uma linguagem que tá mais no cotidiano das pessoas, do que dentro do próprio gênero. É uma música embebida das experiências de uma pessoa que vive o agora, nesta terra povoada por Boca do Inferno, com as gírias das perifas soteropolitas, com as ideias e situações desta cidade, onde os gêneros musicais deixam de ter bordas e confluem”, descreve o artista.
ISSA fala que neste single ele traz a sua identidade musical, que tem como base o reggae, com influências do ragga, da música pop, do rap, do axé, do forró e do pagode baiano. O reggae é um ritmo que profana o amor entre as pessoas e em “Romance e Putaria” é exaltado a relação afetiva, de uma maneira sacana.
“Somos um povo que dança, que mexe o quadril, região onde nossa energia sexual é potente, e essa energia é importante para tudo que se move na vida, não somente o ato da sacanagem. Um corpo que dança pouco, é um corpo que se movimenta pouco em todos os âmbitos da vida”, exalta ISSA, que também integra o trio CABOKAJI e o quilombo musical Ybytu-Emi, ambos projetos musicais idealizados pelo Aldeia Coletivo.
Vídeoclipe
No próximo dia XX de junho, o cantor lança o videoclipe de “Romance e Putaria”, dirigido e captado por Matheus Leite, com produção executiva de Tamires Allmeida e contou com a participação da dançarina Joana Maria. Feito de forma independente e com limitações em relação a pandemia do coronavirus, ISSA trabalhou com uma equipe reduzida. O single integra XXXXX, novo álbum do cantor, a ser lançado logo em breve.
O single e videoclipe são um marco na trajetória de ISSA, que passa produzir seu próprio trabalho musical, erguido e alicerçado em quase 20 anos de carreira, desde os tempos que cantava ainda criança nas igrejas evangélicas do Quilombo do Cabula e dos primeiros acordes do violão que ganhou do pai. No ano passado, em meio a pandemia, lançou seu primeiro álbum “Ambush Bahia” (2020, Mwafrika Tapes), que foi bem recebido pela crítica especializada (perfil em anexo).
Ficha técnica completa
Letra e Música: ISSA
Produção Musical: ISSA
Direção Musical: Aquahertz
Mixagem: Isaac Neves
Masterização: Faustino Beats
Lyric Video: Ato Dimeneses
A&R e Distribuição: Musequal
Vídeoclipe:
Elenco – ISSA, Joana Maria
Roteiro – Matheus Leite e ISSA
Direção, Captação, Edição – Matheus Leite
Assistente de fotografia – Tamires Allmeida
Iluminação – Tamires Allmeida
Produção Executiva – Tamires Allmeida
Agradecimentos
Asé Orin – Rede AfroIndigena de Música Soteropolitana
Vítor Barreto
Gordo Neto
Fred Alvin
Foto: Divulgação