O candidato a prefeito de Itabuna, Chico França (PL), criticou neste domingo (25) a incapacidade do prefeito Augusto Castro (PSD) para utilizar R$ 83,6 milhões, enviados em 2022 pelo Governo Bolsonaro para a reconstrução de 697 casas para as vítimas da enchentes daquele ano. A licitação para o início das obras, dois anos depois da tragédia que atingiu o município, foi cancelada. França denunciou a situação.
“Estou aqui no bairro Fernando Gomes, próximo ao Nova Ferradas. Uma comunidade carente e a administração pública vira as costas para cá. Nós temos aqui o problema da enchente e, para sanar esse problema, o Governo Bolsonaro mandou para cá R$ 83 milhões. Pasmem vocês que até hoje não construíram as casas para que essa verba foi destinada”, disse França, ao visitar, neste domingo, a localidade.
“Precisamos aqui em Nova Ferradas, no bairro Fernando Gomes, investir para gerar emprego e renda, pegar essa verba e construir as casas para os desabrigados porque quem mais sente são os carentes dessa região”, disse o candidato a prefeito apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. “Precisamos tomar esse povo como referência e dar uma vida digna, de maneira que a Itabuna de amanhã seja bem melhor que a de hoje”, salientou Chico França.
Na visita à região de Itabuna, Chico França destacou a necessidade de investimentos em ações culturais. “Estamos aqui próximo a Ferradas, local onde nasceu nosso grande escritor Jorge Amado. Precisamos fazer aqui um centro de cultura, criar aqui uma feira literária, precisamos gerar emprego e renda com o turismo porque, dessa forma, o jovem terá mais esperança na cidade”, comentou o candidato do PL.
“Berço de um dos maiores nomes da literatura brasileira, o escritor Jorge Amado, Itabuna não pode ficar de fora do circuito nacional de feiras literárias. A Feira Literária de Itabuna (Flita) será realizada anualmente para promover novos talentos e conectar a nossa cidade com a literatura brasileira e mundial”, disse França.
O candidato de Bolsonaro a prefeito citou ainda experiências exitosas em outras cidades que servirão de inspiração à gestão dele em Itabuna. “Temos agora ocorrendo em Vitória da Conquista o Festival de Inverno. Precisamos criar aqui o Festival da Primavera porque, quando criamos essas ações, geramos oportunidade para o turismo, emprego e renda. Isso sim é desenvolvimento para a nossa cidade que é Itabuna. Vamos celebrar a estação das flores com um festival de música e artes, reunindo as mais diversas sonoridades e artistas, resgatando a tradição multicultural de Itabuna”, destacou Chico França.
Chico França ainda destacou a necessidade de revitalizar o tradicional São Pedro celebrado em Itabuna. “A nossa tradicional festa de São Pedro ficará ainda melhor. Além de atrações famosas, faremos o resgate de manifestações culturais tradicionais, como o concurso de quadrilhas e o forró pé de serra”, enfatizou.