A temporada 2021 do circuito brasileiro de surf foi encerrada, no último fim de semana, na praia de Tiririca, em Itacaré, na Costa do Cacau. As competições tiveram o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como parte das ações para incentivar eventos que impactam nas atividades turísticas. Durante sete dias, surfistas, patrocinadores e jornalistas lotaram hotéis e restaurantes da cidade.
Praias com ondas ideais para o surf e outras indicadas para o banho integram os atrativos de Itacaré, que incluem também trilhas em meio à Mata Atlântica, cachoeiras, gastronomia e patrimônio histórico. Passeios de caiaque e canoa havaiana, stand up paddle, tirolesa, arvorismo e rafting nas corredeiras do Rio de Contas estão entre as opções para quem prefere o turismo esportivo e de aventura.
Após os passeios, o turista pode curtir a Ponta do Xaréu, que serve de mirante natural para contemplar o pôr do sol. O agito à noite é na Rua Pituba, repleta de bares e restaurantes com música ao vivo, além de lojas de artesanato e chocolate da região.
No patrimônio histórico, se destacam a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, construída em 1723, a Casa dos Jesuítas e o farol quadrado.
O visitante irá encontrar opções de hospedagem que vão do padrão econômico ao luxo. Para chegar em Itacaré de carro, partindo de Salvador, é preciso percorrer 400 quilômetros, via BA-001. De avião, a melhor opção é o aeroporto de Ilhéus, que fica a 70 quilômetros de Itacaré.
Fotos:Reprodução rede social do Atleta Davi Longo Bastos/Tárek Roveran-CBFURF