O Programa Primeira Infância no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), tem obtido resultados significativos em Itajuípe. O programa popularmente conhecido como Criança Feliz, realiza atividades educativas e lúdicas que visam o fortalecimento do vínculo entre as famílias e a crianças atendidas pelo programa.
Lançado em 2017 em Itajuípe, o Criança Feliz tem realizado visitas constantes às famílias demandantes de programas sociais como Bolsa Família e BPC – Benefício de Prestação Continuada. Em 2019, o programa ampliou seu alcance em número de famílias em todos os bairros, distritos, assentamentos e comunidades rurais. Inicialmente, o programa contava com apenas 5 visitadoras domiciliares para atender 150 famílias. Hoje, o programa conta com 10 visitadoras, que acompanham 300 famílias, gerando bons resultados no aprendizado e promovendo o fortalecimento e o desenvolvimento integral das crianças e das famílias acompanhadas.
As visitas são realizadas mensalmente para gestantes, semanalmente para crianças de 0 a 3 anos e quinzenalmente para crianças com deficiência. Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Lucimara Hage, “Com o Programa Criança Feliz temos a possibilidade de acompanhar de perto as necessidades de nossos demandantes, contribuindo para o crescimento pessoal e social destas famílias. Estamos muito felizes com o aumento do atendimento em nosso município”, declarou.