“Jerônimo esteve nas principais transformações que a Bahia viveu”, diz Lula

Programa eleitoral de Jerônimo destaca os avanços sociais do interior do Estado nos últimos 16 anos e as propostas para o trabalho seguir em frente

“Você se lembra como era a Bahia antes dos governos do PT?” O programa eleitoral do candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) desta segunda-feira (12) destaca os avanços e transformações sociais que ocorreram no interior do Estado nos últimos 16 anos. A partir de relatos reais da população, o episódio traça um paralelo de como era a vida dos baianos mais carentes no início do século e como é hoje, mostrando a revolução social que os governos de Jaques Wagner e Rui Costa promoveram.

“Na fase de adolescente, eu andava nove quilômetros, mais ou menos, para pegar água, todo dia”, lembra uma moradora de Caetité. Outro destaca que não teve a oportunidade de completar os estudos. “Ou trabalhava ou não tinha dinheiro pra fazer a feira… E o estudo tinha que parar.” Uma moradora de Jacobina lembra da dificuldade para ter atendimento médico: “antigamente, para conseguir atendimento, era mais complicado. Até Salvador, cinco horas de viagem. Cansativo.”

“Quem viu a Bahia mudar sabe o que é antigo e o que é novo. Quem cuida de si e quem cuida do povo. Quem trabalha para o poder de uma família, e quem governa para todas as famílias, principalmente para aquelas que mais precisam.”, diz Jerônimo. “A Bahia mudou. São 20 novos hospitais regionais e 24 policlínicas. Escolas em tempo integral e Bolsa Presença. Mais de R$ 4 bilhões investidos na agricultura familiar. Água para quem mais precisa.”

No programa, Jerônimo se compromete a avançar ainda mais na melhoria da vida dos baianos, com a construção de mais sete hospitais regionais, seis maternidades de alto risco e cinco policlínicas, a expansão da rede de educação em tempo integral e o fornecimento de energia solar para a zona rural, para atender o consumo doméstico e a produção. “Essa é a Bahia que a gente quer ver seguindo em frente: com a saúde mais perto das pessoas, as crianças e jovens na escola e o campo cada dia mais produtivo para botar comida na mesa das famílias”, diz o candidato.

O episódio conta também com a participação de Lula, que ressalta a importância que Jerônimo teve nos avanços do Estado. “Além do trabalho extraordinário que ele fez na agricultura e na educação, Jerônimo também esteve nas principais transformações que a Bahia viveu com Wagner e Rui”, lembra o presidente. “É por isso que dia 2 o povo da Bahia vai apertar 13 e eleger Jerônimo governador.”