Foi inaugurado, nesta quinta-feira (30/06), em Juazeiro, território de identidade Sertão do São Francisco, o espaço da feira de orgânicos e agroecológicos do Armazém da Caatinga. Agora, no ambiente que fica localizado na Vila Bossa Nova, às margens do Velho Chico, toda quinta-feira tem a feira de orgânicos das 16h às 20h; nas sextas-feiras, no mesmo horário, tem produtos agroecológicos e orgânicos e, aos sábados, a feira acontece das 7h ao meio-dia.
“Além de um espaço de negócio, este é um espaço pedagógico, de conhecimento e de troca de saberes. O Estado da Bahia, através do projeto Pró-Semiárido e de outros projetos importantes, tem fortalecido a agricultura familiar envolvendo estratégias de acompanhamento, assessoramento técnico e investimentos na base produtiva, sobretudo nos quintais de produção agroecológica, fomentando e reforçando a ideia das feiras, desta economia de circuito curto. A gente está fortemente apoiando para que estas famílias tenham oportunidade de escoar a sua produção”, salientou o técnico em desenvolvimento agroindustrial do Pró-Semiárido, Egnaldo Xavier.
A Feira Agroecológica e Orgânica é uma iniciativa da Cooperativa Agropecuária Familiar Orgânica do Semiárido – Coopervida, em parceria com o Armazém da Caatinga, e conta com o apoio da Central da Caatinga, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e da Prefeitura Municipal de Juazeiro.
A viabilização da estrutura física da feira, que faz parte do complexo do Armazém da Caatinga, e conta também com loja e restaurante, contou com um investimento de R$ 3,4 milhões do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
“Tudo isso que foi construído aqui foi pensando na base produtiva, que é rica e que nos fortalece quando a gente trata de políticas públicas para a agricultura familiar e para o fortalecimento da base produtiva. Quero dizer que este espaço foi construído com a finalidade de potencializar os produtores e as produtoras e dizer também que façam um bom uso desse espaço e garantam a comercialização dos produtos e o fortalecimento dessa base produtiva, que é importante não só para quem comercializa, mas para quem consome”, disse o presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro.
A inauguração contou com a presença de produtores, consumidores e de representantes da Prefeitura Municipal de Juazeiro; Irpaa; Coopervida; e núcleo de estudos em agroecologia da Univasf. Na programação teve ainda, apresentação de quadrilha junina e trio pé-de-serra.