Juazeiro: Prefeitura encerra com sucesso o 4º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Bahia e fortalece a ação das mulheres no âmbito da segurança pública

O 4º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Bahia foi encerrado com sucesso nesta sexta-feira (11), em Juazeiro. Organizado pela prefeitura, através da Guarda Civil Municipal (GCM), o evento teve sua abertura oficial na noite da última quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores, e reuniu centenas de agentes femininas de toda a Bahia e convidadas de outros estados para debater o tema deste ano: “Diálogos entre mulheres guardas municipais”.

O objetivo é fortalecer e proporcionar a integração entre as instituições, além de promover a troca de experiências, tratando de temas importantes sobre a valorização e a participação feminina na segurança pública.

Debates, rodas de conversa e diálogos abertos aconteceram durante toda a sexta-feira no Grande Hotel de Juazeiro. O encontro foi dividido em dois eixos temáticos que abordaram desde a presença feminina no topo das estruturas de poder, a pandemia e as dificuldades enfrentadas pelas agentes para equilibrar a vida pessoal e profissional. A participação de guardas femininas de outras cidades baianas e de outros estados incluiu outras realidades que irão ajudar a contribuir nos projetos desenvolvidos na segurança pública de Juazeiro.

“Foi um grande evento em nossa cidade, onde foi mostrado o potencial de Juazeiro e também da nossa Guarda Civil Municipal. Esses dois dias tivemos esse contato com guardas femininas de mais de 20 cidades da Bahia, além de cidades de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Dialogamos, conhecemos o trabalho de cada uma e falamos da importância da mulher na segurança pública e importância de cada uma na Guarda Civil Municipal”, destacou a subinspetora GCM de Juazeiro, Fabiana Freitas.

A atual comandante da Guarda Civil Municipal de Itabuna (BA), Roseane Silva, elogiou o evento e salientou a importância do encontro. “Esse evento é de grande importância para as agentes das Guardas Civis Municipais aqui presentes, com troca de experiências e fortalecimento das mulheres na segurança pública. Buscamos empoderamento e estamos pensando em outras mulheres da sociedade e no trabalho das nossas colegas guardas municipais. Essa foi a minha primeira vez em Juazeiro e saio daqui muito satisfeita”, declarou.