Juliana Ribeiro estreia show “Na Moral, Moraes” no Carnaval do Pelô

Apresentação acontece domingo (19) no Largo do Pelourinho às 20h

Na Moral, Moares, por que você nos deixou tão cedo? Essa pergunta inspira o nome do show que a cantora e compositora baiana Juliana Ribeiro dedica ao artista Moraes Moreira e que o público poderá assistir no domingo de Carnaval (19), às 20h, no Largo do Pelourinho. “Na Moral, Moraes” nasceu do fascínio de Juliana pelo cantor e compositor que inaugurou os trios elétricos, e a homenagem vem a calhar já que esse é o primeiro Carnaval sem o artista, que faleceu em março de 2020, e que ficou na história e na memória como o maior compositor do Carnaval baiano e um dos mais versáteis do Brasil.

Esta será a estreia oficial do show, que fez apresentação piloto no último sábado (11) durante a festa fechada do bloco “Hoje eu Posso” na Chácara Baluarte. A ideia que motivou o “Na Moral, Moraes” foi a de transformar o saudosismo em uma homenagem cantada, exaltando o artista através de sua obra. “Moraes nos presenteou com sua musicalidade, sua criatividade, sua guitarra rítmica, e cantar sua obra hoje é homenagear sua genialidade coletivamente em pleno Carnaval”, comenta Juliana Ribeiro. 

Com participação especial do multi-instrumentista Morotó Slim (Retrofoguetes, Dead Billies) e sua guitarra baiana, Juliana se apresenta acompanhada por Marcos Bezerra (violão, guitarra e direção musical), Antenor Cardoso (bateria), Poliana Coelho (percussão), Estevam Dantas (piano e sanfona), Jota Anderson (baixo). A artista pretende visitar a obra de Moraes Moreira em toda sua diversidade. No repertório, estão canções como Bloco do PrazerPreta PretinhaGrito de GuerraChão da PraçaChame Gente, Sintonia, entre outras.

“Moraes traz em si a simbologia do Carnaval, foi o primeiro cantor de trio elétrico, mas, acima de tudo, ele não é sazonal. Inclusive espero manter esse show ao longo do ano. A sua obra é extremamente diversa e consegue unir o instrumental, o rítmico, o melódico e harmonias complexas dentro da festa. Ele é realmente um assombro, que fez verdadeiras odes ao Carnaval da Bahia. Estou muito feliz com esse show e o que ele representa para nós”, celebra a cantora.

Juliana lembra que ela, adolescente, ouvindo Novos Baianos em casa, teve uma das suas grandes surpresas melódicas. “Foi muito impactante ouvir Novos Baianos com suas composições que não têm o formato estrofe e refrão, são livres, vão para vários lugares melódicos e conseguem uma belíssima pujança musical. E então eu comecei a sacar que aquelas letras diferentes, com trava-língua, com onomatopeias, tocavam a gente num lugar muito especial, que é o lugar da afetividade. Toda aquela vanguarda e rebeldia era causada pelo amor, e depois fui entender que elas eram compostas de forma coletiva. Quando cantamos Novos Baianos, é como se recriássemos a comunidade, o espírito que eles tinham que ficou impregnado nas canções. Tudo isso é um marco muito forte na música popular do Brasil e do mundo, e cantar Moraes será sempre atual, afetivo e revolucionário”.

Mais Carnaval – No sábado (18), Juliana Ribeiro é atração do bloco Sorriso da Gente no bairro do Pernambués. A saída acontece às 15h. E, como é de praxe, a artista marca presença na Mudança do Garcia na segunda-feira (20). Seu nanotrio sai às 10h30 do Aconchego da Zuzu.

SERVIÇO

Juliana Ribeiro – Show “NA MORAL, MORAES”

Onde: Largo do Pelourinho

Quando: Domingo de Carnaval (19.02)

Horário: 20h

Entrada Franca