O Administrador Público, Júlio Pinheiro se elegeu prefeito de Amargosa em outubro de 2016. Entretanto, o jovem gestor iniciou ainda cedo na política. Foi presidente de Grêmio Estudantil nos tempos de escola e do Centro Acadêmico de História, na época em que estudava na Universidade Federal da Bahia. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) aos 16 anos e não mais largou a militância. Em 2008 elegeu-se vereador com a mais expressiva votação da história de Amargosa. Em 2012, com apenas 31 anos concorreu pela primeira vez ao cargo máximo da administração municipal. Foi derrotado por apenas 1% dos votos. Não desanimou. Quatro anos mais tarde recebeu a confiança de 10. 550 amargosenses. Hoje é apontado por muitos como um dos mais promissores quadros do PT baiano.
“Em 2017 quando eu cheguei encontrei a Prefeitura totalmente desestruturada, com baixíssima capacidade de investimento e com as contas públicas desorganizadas. O primeiro trabalho foi colocar a casa em ordem e equilibrar as finanças. Hoje temos um programa chamado Amargosa Top que gira em torno de 15 milhões em investimentos com parte desse recurso articulado pelo Governo do Estado, outra parte através de emendas de deputados, além dos nossos próprios recursos. Temos buscado fazer um trabalho na perspectiva de levar para a gestão pública eficiência e realização. Nosso foco é desenvolvimento e serviços públicos de qualidade”, afirma Júlio.
De acordo com o gestor Amargosa tem conseguido fazer o seu dever de casa num contexto de crise, onde estados poderosos da união não conseguem se quer pagar os salários dos servidores.
“Organizamos as finanças públicas, aumentamos a arrecadação, deixamos de gastar com a máquina pública e passamos a fazer onde o povo realmente precisa que é na saúde e na educação…”. O aumento nos índices de geração de emprego são uns dos orgulhos do petista. De acordo com números apresentados pelo prefeito, entre anos de 2013 e 2016, Amargosa perdeu quase mil postos de trabalho. “Nós conseguimos de 2017 para cá mudar esse ciclo. Em 2017 batemos o recorde da história de Amargosa em geração de emprego. Em 2018 voltamos a bater esse recorde. Esse ano esperamos repetir novamente. Esses dados são do Caged. A chegada da Ferracin, principal marca de sapato do Brasil, ao município foi de suma importância. A empresa já gerou quase 600 postos de trabalho e tem a perspectiva de no ano que vem chegar a quase mil. Fora outros médios e pequenos empreendimentos que têm dado dinamismo a nossa economia”.
Eleições – O prefeito aproveita ainda para elogiar o trabalho do correligionário, o governador Rui Costa, e, inclusive, traçar um possível cenário, dentro do PT, para a sucessão estadual: “O projeto que levou Rui e Wagner por duas vezes ao governo da Bahia é um projeto que tem sido exitoso e bem conduzido por ele e por Wagner através de um consórcio de partidos e forças políticas que se uniram e tem criado essa hegemonia política na Bahia. Acho que a sucessão de Rui vai passar também por aí. Tem muitos nomes colocados mais ainda esta muito cedo”.