O deputado federal Igor Kannário (União Brasil) sugeriu à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a doação de um trator para a Associação Cidadania Rural, localizada em Campo Formoso. A entidade reúne dez comunidades quilombolas que estão localizadas no município baiano e desenvolve ações voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar, proteção do meio ambiente e orientação para o acesso às políticas públicas.
De acordo com o parlamentar, são 6 mil habitantes, todos pertencentes às comunidades quilombolas, que têm como principal atividade produtiva a agricultura voltada para o consumo familiar. Segundo Kannário, cerca de 80% da população é beneficiária dos programas de transferência de renda do Governo Federal.
“Estamos dando voz ao pleito da referida Associação por acreditarmos que sua história de atuação e parcerias respaldam sua idoneidade, e também por considerarmos que tanto a região em que atua quanto as comunidades por ela representadas, realmente, necessitam do apoio desse Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, defendeu.
O deputado defendeu que o poder público esteja presente nessas comunidades não somente através de auxílios financeiros, mas também viabilizando o desenvolvimento produtivo e dando as técnicas necessárias para o progresso “com as próprias pernas”. “Como diz o ditado, vamos ensinar a pescar e não, apenas, dar o peixe”, disse.