Kátia Oliveira se reúne com integrantes do consórcio Skyrail para discutir projeto do VLT

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) se reuniu nesta quinta-feira (11) com integrantes do consórcio Skyrail Bahia para discutir o projeto do VLT (Veículo Leve de Transporte) do Subúrbio, que ligará o bairro do Comércio, em Salvador, ao distrito de Ilha de São João, em Simões Filho. No encontro, a parlamentar ouviu detalhes apresentados pelo consórcio, responsável pela implantação da modalidade, e expôs sua preocupação quanto aos impactos sociais e ambientais. 

“Acredito na importância deste projeto para a melhoria da mobilidade urbana e  desenvolvimento econômico da região, mas quero garantir o apoio social às famílias diretamente afetadas pela obra e aos moradores desses lugares, sobretudo na questão das desapropriações, das vagas de emprego e no suporte aos pescadores, marisqueiras, ambulantes e coletores de folhas, que utilizavam o trem e vão utilizar o VLT para vender seus produtos”, afirmou.

Para ela, o VLT representa um salto de qualidade para a mobilidade urbana da região, mas os impactos devem ser considerados. “Precisamos discutir amplamente os impactos sociais e ambientais que o projeto trará e trabalhar para reduzir e minimizar estes impactos, de forma a não trazer prejuízos para a população”, alertou. 

O VLT será 100% elétrico e deve transportar em torno de 172 mil pessoas por dia. A primeira fase do projeto vai partir da Ilha de São João, passando pelo Subúrbio Ferroviário, Calçada e seguindo até o Comércio. A expectativa é que a segunda etapa integrará o modal até a estação Acesso Norte do metrô.