Lançamento do manifesto “Carnaval é festa, trabalho e pão”

Sílvio Humberto concorda com o documento que propõe auxílio emergencial para trabalhadores do Carnaval 

O vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, participou do lançamento do manifesto “Carnaval é festa, trabalho e pão”, que trata de auxílio emergencial para trabalhadores do Carnaval. Artistas de várias áreas, músicos e outros parlamentares prestigiaram o lançamento, na Casa do Olodum, no Pelourinho, na quinta-feira (20).

O documento trata da compensação financeira para os trabalhadores que foram prejudicados pelo cancelamento do Carnaval, pelo segundo ano consecutivo, em razão do agravamento da pandemia da Covid-19.

“Carnaval é festa, mas é trabalho e comida na mesa de muitos baianos. Sabemos que Salvador é uma cidade desigual, em que muito se trabalha e pouco se ganha.  E dentro da prudente decisão da não realização da festa momesca, é necessário reconhecer o impacto financeiro para os grupos que vivem dela, e mais ainda, pensar políticas públicas que garantam a sobrevivência”, afirmou Sílvio Humberto.

O manifesto assinado por diversas representações culturais solicita ao Governo do Estado da Bahia e à Prefeitura Municipal de Salvador providências urgentes, dentre elas a criação do Auxílio Emergencial para o Carnaval de 2022, intitulado Lei Mário Gusmão, que contemple ao menos quatro parcelas, de março a junho, em valor semelhante ao do Auxílio Emergencial Nacional.

Conforme Sílvio, os recursos da Lei Mário Gusmão serão destinados para os trabalhadores do Carnaval que se encontram cadastrados pela Prefeitura de Salvador. Ele observa ainda que a criação do Fundo de Desenvolvimento do Carnaval de Salvador vai propiciar recursos permanentes para o apoio às entidades carnavalescas de caráter popular e comunitário, a exemplo dos blocos afros, afoxés e blocos de samba.

O vereador Claudio Tinoco (DEM) também participou do ato.