“Largano o doce”: a política baiana sem papas na língua e em bom baianês – 03/01/2020

Olá turma! O tabuleiro político de soteropolis segue a todo vapor! E nós por aqui só filmando… Tudo nosso, nada deles! Vacilou, dançou. Na espinha mole e “largano o doce”! Vamos começar 2020 arregaçando!

*A recusa de Bellintani em candidatar-se à prefeitura de Salvador deixou literalmente “sem pai nem mãe” o governador Rui Costa (PT). Apostando todas as fichas no nome do atual presidente do Bahia, o “Correria” deixou desamparados e desagradados os partidos da base e a própria militância petista que clamava por uma candidatura “puro sangue”. O não do Harry Porter causou um verdadeiro estrago nos planos do governador. E agora José?

*E finalmente Bruno Reis terá sua pré-candidatura oficializada pelo prefeito ACM Neto. O evento cercado de muita pompa será realizado na próxima segunda-feira (6), às 9h, no Hotel Fiesta.

* Após tensionar para todos os lados tentando se viabilizar de todas formas, seja na composição da chapa governista ou até numa futura reeleição na presidência da Câmara de Vereadores, Geraldo Junior parece que finalmente baixou se facho. Teria tomado um chega pra lá de Neto ou teve suas demandas atendidas pelo prefeito? A conferir.

Tácio Moreira / Metropress

*Outro que anda meio sumido é o secretário municipal de Saúde e deputado estadual Leo Prates. Depois do quiproquó que foi a sua saída do DEM, com direito a troca de acusações com alguns caciques da sigla, e um frete “pra lá de seco” com o PDT o “menudo” parece que tomou Doril. Estaria Prates “na espinha” mole” para dar o pulo do gato ou esperando às ordens do prefeito?

*E Pelegrino? Após Bellintani rechaçar a possibilidade de ser candidato, o nome do deputado federal e atual secretário de Desenvolvimento Urbano, voltou a ganhar força dentro do ninho petista. Contam ao seu favor o fato de ser uma figurinha já conhecida da população. Entretanto, corre entre as línguas ferinas, que a alcunha de “eterno candidato” pesa contra Nelson. Maldade…

*Figurinha carimbada em eventos da prefeitura, a presidente municipal do PSDB, Cristiane Correia, reforça a ideia de que o partido deverá mesmo marchar com Bruno Reis. O discurso de de candidatura própria, alardeado sobretudo, pelo deputado Davi Rios não deve passar de “balão de ensaio”. O apoio, com as bençãos do ex-deputado federal e líder tucano João Gualberto, deve ser selada na segunda-feira (6).

*Outro que volta e meia marca presença nos palanques com ACM Neto e Bruno Reis, é o empresário Teobaldo Costa. Após anunciar sua pré-candidatura à prefeitura de Lauro de Freitas, para bater chapa com a petista e atual prefeita, Moema Gramacho, o todo poderoso da rede de supermercado Atakarejo estaria de mala prontas para o DEM. Pelo menos é o que dizem….

*Apelidado pela oposição de “promotor de eventos”, devido ao grande número de festas realizadas durante a sua gestão, vide Festival da Virada, Furdunço, Fuzuê e afins, o prefeito ACM Neto foi paparicado por artistas durante o FV 2020. Ivete Sangalo , Gustavo Lima e Léo Santana foram alguns que rasgaram seda ao prefeito de Salvador. Vaidoso, Netinho fez questão de publicar os “mimos” em suas redes sociais.

https://www.instagram.com/p/B6wnMiVBoDl/
https://www.instagram.com/p/B6wf-1thDXV/
https://www.instagram.com/p/B6t-AKUBwAr/

* “Para dizer que não falei das flores” não poderia deixar de citar o dilúvio que quase afora o réveillon da prefeitura. O temporal reforça o comentário da oposição e das línguas maldosas de que a chuva é o “calcanhar de aquiles” da gestão de ACM Neto. Maldade pouca é bobagem.