“Largano o doce”: a política baiana sem papas na língua e em bom baianês – 07/05/2021

Em tempo de pandemia, todo cuidado é pouco. A regra é usar máscara e manter o distanciamento social. Tudo nosso, nada deles! Vacilou, dançou. Na espinha mole e “largano o doce”!

Quem tem boca vai à

O atual ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos) cada dia é mais explícito em sua pré-candidato ao Governo do Estado. Em entrevista nesta sexta-feira (7), durante inauguração de uma obra do Governo Federal em Salvador, o deputado federal licenciado ressaltou a necessidade de uma terceira via 2022, que dispute em paralelo ao senador Jaques Wagner (PT) e o ex-prefeito ACM Neto (DEM). “Naturalmente, Bolsonaro vai precisar de um palanque de sustentação na Bahia”, justificou.

Dança das cadeiras

Com vistas às eleições de 2022, o governador Rui Costa finalmente deu início a tão esperada reforma do seu secretariado. O PP, após tensionar para lá e para cá, inclusive com flertes escancarados ao ex-prefeito ACM Neto (DEM), conseguiu abocanhar um maior espaço na gestão estadual. O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal assumiu a SDE, enquanto que o vice-governador João Leão, o “Bonitão”, ficou com a Seplan.

Dança das cadeiras II

De acordo com o governador, outras mudanças devem ser anunciadas nos próximos dias. Especula-se que o PSB, atualmente com a Secretária de Meio Ambiente, deva assumir a Agricultura. Já o Podemos de João Carlos Bacelar, ao que tudo indica, assumirá a Setur. O PL de José Carlos Araújo e o PDT de Félix Mendonça Junior, após apoiar a eleição de Bruno Reis (DEM), desembarcam definitivamente da base governista.

Neto

Falando no PDT, a sigla deve caminhar mesmo com o ex-prefeito em sua corrida rumo ao Palácio de Ondina. A dobradinha seria nível nacional, com o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta compondo a chapa com Ciro Gomes. É aguardar para ver.

Alex Lima

O deputado Alex Lima (PSB) vem indícios dando indícios de ter cruzado os braços para a sua reeleição. Corre nos corredores da Alba a notícia da desmobilização do seu gabinete é às claras. Fontes próximas ao deputado falam que o jovem parlamentar de fato não vai para reeleição. Ainda segundo essas fontes, Lima estaria negociando a sua base eleitoral em troca de uma vaga de secretário Estadual em uma possível eleição do então senador Wagner ao Governo do Estado. Lima estaria dando como certo ser um dos cabeças na coordenação de campanha. Um conselho: canja de galinha e prudência não fazem mal a ninguém, principalmente em se tratando de acordo político. Ou será que o nobre deputado passou a ter bola de cristal e está antecipando os resultados futuros? Poderá acordar em outubro de 2022, sem lenço nem documento,  tendo de passar os dias de sunga nas paradisíacas praias do Baixio, no município de Esplanada, seu recinto eleitoral.

O vaqueiro quer chegar na ALBA

Falando em Isaac…Sempre lembrado como uma das principais forças políticas da região norte da Bahia, principalmente em Juazeiro, o bem sucedido empresário e vaqueiro está trabalhando forte para chegar a ocupar uma cadeira na ALBA. Tendo como seu principal cabo eleitoral o ex-prefeito Paulo Bomfim, o vaqueiro vem se articulando… Recentemente selou uma dobradinha política com Diego Coronel, atual deputado estadual e que irá disputar uma vaga na Câmara Federal. Está aliança teve o aval dos dois senadores do PSD, Coronel e Otto, o primeiro pai de Diego. Semanalmente Issac tem sido visto aqui pelas bandas da capital, sempre trazendo lideranças política em busca de benefícios para os seus municípios. O vaqueiro tem respaldo no governo e perante o meio político.

Homem de palavra

Depois de passar doze anos na gestão do município, sendo quatro como prefeito, Paulo Bomfim continua com o sorriso largo. Nas rodas políticas de um renomado shopping da capital, o cabra é quase unanimidade. “Homem de palavra”, dizem os frequentadores. Sempre acompanhado da sua digníssima esposa, Bomfim tem sido visto semanalmente na capital. Os corredores da ALBA já são familiares, gabinetes de secretários de Estado nem se fala. Ainda mais agora nomeado pelo governador Rui Costa, além de alçado como coordenador de campanha de Jaques Wagner na região do VSF. Paulo é também o principal cabo eleitoral do ex-prefeito Isaac Carvalho, seu líder político, em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa.  Em entrevista recente ao BSF, o petista afirmou que continua trabalhando pelo bem de Juazeiro e que pretende voltar logo a ocupar a cadeira de prefeito do importante município do Vale do São Francisco.

Pianinho

E a Secretaria Estadual de Educação terá que prestar esclarecimentos ao Ministério Público Federal (MPF) de como utilizou o dinheiro repassado pela União destinado à educação entre os anos de 2020 e 2021.  O titular da pasta, Jerônimo Rodrigues, que “pega ar” quando confrontado pela imprensa, terá que ficar pianinho. Receba…

Cheiro de Golpe

Nos últimos dias tem sido veiculado pela imprensa nacional a possível articulação entre o deputado federal Elmar Nascimento e o pernambucano Luciano Bivar do PSL. A pergunta que não quer calar é a seguinte: quem ficará com o poder do partido na Bahia. Elmar, com todo o seu “peso” e experiência, ou a também deputada, ex-bolsonarista, Dayane Pimentel? Quem souber, morre.

Mais uma de Kojack

Não pode esquecer dele, o da “Elite” baiana, o famoso Kojack. Por hora o moço está apagado, no entanto os fornecedores, funcionários e “pseudos parceiros” estão com ele nos seus melhores pensamentos. Fechou as portas por conta da pandemia e despachou seus funcionários sem pagar nada… Sua vida “nababa” continua a mesma, com queijos, bons vinhos e toda mordomia…!!! Dizem que ele aposta tudo para na próxima campanha. O problema é quem vai contrata-lo, de A à Z, não tem um ex-cliente que não o qualifique com a alcunha do “L”.